Monday :: 24 / 11 / 2014

MaisNotícias | Arte por dia | Enem 2014 | Livros grátis | Cadastre-se | MAPA DO SITE

Noticia : Estudo

Os prós e contras da leitura dinâmica

Com o bombardeamento de informações que recebemos hoje em dia, o tipo de leitura que mais realizamos é a dinâmica. Quais são seus prós e contras?


ImprimirImprimirEnviar a un amigo Enviar

(Crédito: Shutterstock.com)

(Crédito: Shutterstock.com)

A maioria dos especialistas acredita que você, no máximo, poderá ler 600 palavras por minuto - uma meta bem longe do que os leitores dinâmicos afirmam ser possível

 

Televisão, rádio, Internet, anúncios na rua, celulares, iPads, iPhones. Não tem como não nos sentirmos bombardeados de informações no dia de hoje. Se parássemos para ler e fazer uma interpretação complexa de todo conteúdo a que temos acesso, não teríamos mais tempo para fazer nada. Porém, a leitura dinâmica também tem seus contras: lemos, lemos, lemos e parece que não aprendemos nada aprofundadamente.

 

» Aprenda mais com a leitura crítica
» Leituras obrigatórias para o vestibular da Fuvest 2013
» Como ler Shakespeare em inglês

 

Os defensores da prática, no entanto, alegam que a leitura dinâmica ajuda e aumenta consideravelmente a rapidez de leitura, e por consequência, o volume de dados fixados em nosso cérebro. O que eles afirmam sobre a prática:

 

 

Prós da leitura dinâmica - 1. Quantidade

Os leitores rápidos afirmam que a prática permite que você leia 25 mil palavras por minuto. Isso significa que uma pessoa com maestria nessa prática leria quase 90 páginas por minuto.

 

 

Prós da leitura dinâmica - 2. Quem tem dificuldade

Outro "leitor dinâmico", George Stancliffe, também fez afirmações incríveis sobre a prática. Ele promete ter ensinado uma mulher com dificuldade em leitura a ler 18 mil palavras por minuto.

 

 

 

Prós da leitura dinâmica - 3. Campeonato

No Campeonato Mundial de Leitura Dinâmica, uma das competidoras, Anne Jones, recebeu reconhecimento por ter lido 4,7 mil palavras por minuto com 67% de compreensão.

 

 

 

Prós da leitura dinâmica - 4. Campeonato

Um dos cursos mais famosos de leitura dinâmica no mundo, localizado nos Estados Unidos, afirma que leitores podem atingir níveis de 550 a 600 palavras por minuto com 70% de compreensão.

 

 

A realide

 

Não importa quão rápida seja a velocidade do curso, não há distinção real entre leitura dinâmica e normal. Pois todos usamos as mesmas técnicas de leitura, em diferentes níveis, mesmo aqueles que são mais devagar.

 

Além disso, não há como ler um número imenso de palavras sem perder nem um pouco da compreensão do texto. Quanto mais rápido você lê, menos você entende. Dependendo da leitura, vale a pena ler mais rápido ou mais devagar. É necessário adequação. Se alguém ou qualquer curso afirmar que você poderá ler qualquer tipo de texto - até osfilosóficos - com a mesma rapidez de outros menos complexos, essa pessoa estará enganando você.

 

O fato é que, em geral, essa prática pode ajudar a ler mais rápido. Porém, não espere chegar a essa marca ilusória de 2 mil palavras. . A diferença é quA maioria dos especialistas acredita que você, no máximo, poderá ler 600 palavras por minuto - uma meta bem longe do que os leitores dinâmicos afirmam ser possívele eles passam os olhos por cima do texto. Essa técnica é conhecida como "skimming" em inglês, que não tem uma tradução direta.

 

O que mais se aproxima da palavra, neste caso, é passar os olhos por cima do texto. Assim, eles conseguem informações essenciais e mais óbvias do que leem. Mas não chegarão perto do que chegaria uma pessoa que tivesse parado para prestar atenção.

 

Como já dito, o que vale é a adequação. Não espere que você fará "mágica" e lerá um Victor Hugo em duas horas. Algumas obras necessitam mais tempo e outros textos podem ser lidos mais "por cima". No entanto, nada impede que você leia bastante - e principalmente material de qualidade - para que você se acostume a ler e, consequentemente, passe a fazê-lo mais rapidamente.






RSS   


Comentarios para esta noticia

 

Suscríbete a nuestro boletín de noticias


Publicidad

Publicidad