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6 dicas para trabalhar melhor pelo telefone

      
Crédito: Shutterstock.com
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O trabalhoocupa, em muitos casos, mais da metade do seu dia. Por isso, muitas vezes é impossível marcar compromissos externos, mesmo que estes estejam ligados à sua profissão. Um exemplo disso são as reuniões com clientes, que cada vez mais estão sendo substituídas por outras opções, como conferências online e via telefone.

 

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No entanto, saber usar essas ferramentas é um privilégio de poucos. Estabelecer uma boa relação de trabalho com clientes que você nunca viu pessoalmente não é tarefa fácil, já que você precisa passar confiança e profissionalismo apenas por meio da sua voz. Para que o telefone seja um aliado nesse caso, é preciso saber usá-lo da forma correta. Veja 6 dicas de como usar o telefone da maneira correta com os seus clientes:

 

 

Como trabalhar pelo telefone: 1. Elimine suas fraquezas verbais

Peça a permissão de algumas pessoas e grave suas ligações com elas. Depois disso, escute-as e identifique seus pontos fracos, como gírias, pausas no meio das frases, etc. Dedique-se a eliminar isso das próximas conversas.

 

 

Como trabalhar pelo telefone: 2. Anote tudo

Nunca inicie uma conversa de negócios pelo telefone sem saber exatamente o que será discutido nela. Você poderá se perder facilmente nos assuntos, o que pode levar a pessoa do outro lado da linha a perder a atenção em você. E você não pode se dar o luxo de errar em uma informação.

 

 

Como trabalhar pelo telefone: 3. Dê atenção à outra pessoa

Evite divagar durante o discursoda pessoa que está conversando com você. Numa conversa ao vivo a linguagem corporal da pessoa pode te ajudar a entender o assunto, mas como você pretende usar esse artifício em uma conversa por telefone? Desligue o mundo ao seu redor e preste total atenção no que a pessoa está dizendo a você.

 

 

Como trabalhar pelo telefone: 4. Aguarde antes de responder

Quando você leva alguns segundos para responder, a outra pessoa entende que você escutou o que ela tinha a dizer e está pensando em como respondê-la. Isso te dá credibilidade. Se você responde logo que ela terminou de falar ou, pior ainda, a interrompe, está dizendo para ela que seus pensamentos são mais importantes do que qualquer coisa que ela possa ter dito.

 

 

Como trabalhar pelo telefone: 5. Escute a si mesmo

Além de ouvir e entender o que a outra pessoa está te dizendo, você também precisa prestar atenção ao que está falando, para que não saia totalmente do assunto discutido. Para de pensar no que a pessoa vai responder e, assim, incluir mais e mais assuntos na sua resposta. Simplesmente responda a pergunta dela e aguarde, para então, falar novamente.

 

 

Como trabalhar pelo telefone: 6. Fique atento ao seu tom de voz

Quando falamos é inevitável manter o tom de voz neutro. Na maioria dos casos ele se altera de acordo com o que sentimos durante a conversa. No entanto, isso não é uma boa ajuda durante uma negociação por telefone. Ao invés disso, fique atento ao tom de voz da pessoa com quem está falando e procure manter o seu no mesmo nível. Isso vai mostrar a ela que está negociando com uma pessoa equilibrada.

 

 



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