Pessoas bilíngues têm mais capacidade de concentração

Pode pesquisar por: cursos, universidades, áreas de interesse, localização...
Capacidade de concentração, foco seletivo e capacidade de bloquear a distração são funções executivas seminais que se desenvolvem minimamente nos jovens. Todas essas funções se desenvolvem e fortalecem ao longo dos anos, com o amadurecimento do córtex pré-frontal.
» Caminhar ao ar livre melhora a concentração
» Você Sabia? Mascar chiclete reduz stress e aumenta concentração
» 9 maneiras de se concentrar no trabalho
Com base nisso foi desenvolvida uma pesquisa com crianças bilíngues, que aprendem em casa uma língua diferente da ensinada na escola. O que a pesquisa descobriu foi que as crianças bilíngues apresentam maior capacidade de concentração, são mais resistentes à distração e têm mais capacidade de fazer julgamentos e tomar decisões.
A principal explicação para isso é que as pessoas bilíngues necessitam, frequentemente, selecionar a linguagem usada e as palavras que se encaixem nesses critérios linguísticos para transmitir com clareza suas intenções durante a comunicação. Para fazer isso, o cérebro avalia ativamente os sistemas de linguagem “concorrentes” para manter a atenção no sistema escolhido.
Outra vantagem que os bilíngues levam sobre as outras pessoas são a sua capacidade de atenção e memória. Ainda de acordo com a pesquisa, o hipocampo, uma espécie de estação de retransmissão de informações do cérebro, permite que mais dados sejam armazenados. Essa capacidade de lembrar-se de mais coisas é responsável por aumentar a atenção.