Sunday :: 26 / 10 / 2014

MaisNotícias | Arte por dia | Enem 2014 | Livros grátis | Cadastre-se | MAPA DO SITE

Noticia : Pesquisa

Como escolher um tema forte de pesquisa

Definir um bom tema para um projeto de pesquisa é um dos maiores desafios dos estudantes. Veja 3 dicas que podem ajudar você a conseguir um assunto forte


ImprimirImprimirEnviar a un amigo EnviarPDFPDF

imagen-relacionada

Crédito: Shutterstock.com

Um projeto de pesquisa demanda tempo e por isso é importante que você escolha um tema forte e com o qual você tenha afinidade

 

Embora a maior parte das apresentações que fazemos em sala de aula seja referente a temas recomendados pelos professores, em alguns tipos de trabalho esse não é o caso – como um Trabalho de Conclusão de Curso, por exemplo. Nesses casos, o estudante é quem deve sugerir o tema que será abordado no projeto de pesquisa.

 

» 7 dicas para se dar bem na apresentação de TCC
» Especial TCC
» Saiba como fazer sua monografia

 

Esse tipo de projeto costuma demandar tempo e por isso é importante que você escolha um tema forte e com o qual você tenha afinidade. Mas tomar essa decisão não é tão simples. Então como escolher o tema adequado? Veja 3 dicas que podem ajudá-lo a selecionar um tema forte para o seu projeto de pesquisa:

 

 

Como escolher um tópico de pesquisa forte: 1. Trabalhe com mais de uma possibilidade

Você não pode escolher o tema do seu projeto de pesquisa sem ter conhecimento algum sobre ele. O ideal é que, inicialmente, você trabalhe com mais de uma possibilidade de tema, para não ser obrigado a mudar seus objetivos no meio do caminho. Encontre três ou quatro assuntos que sejam do seu interesse e então passe a fazer pesquisas abrangentes sobre eles. Esse tipo de pesquisa preliminar não precisa ser tão aprofundada, é apenas uma coleta de dados para que você seja capaz de decidir com consciência quais temas têm mais chances de serem bem-sucedidos.

 

 

Como escolher um tópico de pesquisa forte: 2. Determine a ideia do projeto

Depois de escolher os temas e adquirir algum conhecimento básico sobre eles, pense em quais modelos de apresentação os seus temas se enquadrariam melhor. Alguns assuntos podem ser melhor entendidos se abordados em um vídeo, enquanto outros demandam uma apresentação em slides ou simplesmente uma palestra. Determinando em qual plataforma seu tema será divulgado você pode identificar aquele que mais se identifica com você e a partir daí escolher o seu preferido.

 

 

Como escolher um tópico de pesquisa forte: 3. Se assegure de que o assunto é suficiente

Para que o seu projeto seja um sucesso, você tem que se assegurar de que o tema pode gerar assunto suficiente para uma discussão rica. É comum ver casos nos quais os estudantes precisam desistir do assunto no meio do caminho devido à falta de informações. Faça pesquisas mais específicas em diversos meios de informação. Procure livros, revistas, jornais e sites que já discutiram o tema e identifique sob quais aspectos ele foi abordado. Muitos assuntos possuem sites específicos, procure fazer uma análise desses conteúdos para decidir quais deles podem oferecer mais repertório para o seu trabalho. Além disso, uma boa opção é procurar especialistas para conseguir opiniões mais específicas sobre o tema e sobre a sua maneira de abordá-lo.

 

 



Enlaces relacionados:




RSS   


Comentarios para esta noticia

 

Publicidad

Publicidad