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Noticia : Educação

Como usar o Word para se organizar em um trabalho

Por meio de ferramentas em seu computador é possível organizar as ideias e argumentos e escrever um trabalho ou redação de forma eficaz e objetiva. Confira 3 dicas que vão te ajudar


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Crédito: Shutterstock.com

Com a ferramenta caixa de texto disponível no Word, você consegue dispor cada ideia em uma caixa separada e depois organizá-las

 

Cada aluno possui uma preferência ou facilidade maior com certas metodologias de estudo. Para alguns, a leitura é a melhor ferramenta de aprendizado. Alguns estudantes têm maior facilidade para aprender com a escrita, fazendo resumos ou fichamentos das matérias. Outros alunos, por sua vez, apresentam maior rendimento quando estudam a partir de elementos visuais, como figuras, gráficos, etc. Se esse é o seu caso, e você gosta de aprender por meio de imagens, algumas ferramentas em seu computador podem ajudá-lo com os trabalhos e tarefas escolares.

 

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O programa Microsoft Office Word é uma ferramenta disponível na maioria dos computadores e pode ser manuseado facilmente. Grande parte das pessoas o utiliza para redigir textos e redações, porém os acessórios disponíveis são muito variados e podem ser aproveitados para outros objetivos além dos textos.

 

 

Confira três passos de como usar o Word para fazer trabalhos e redações:

Como usar o Word em trabalhos escolares: 1) Caixas de texto

Um dos momentos mais difíceis quando escrevemos a redação é o começo. Organizar e alinhar todas as ideias e argumentos pode se transformar em uma tarefa exaustiva e frustrante. Com a ferramenta “caixa de texto” disponível no Word, você consegue dispor cada ideia em uma caixa separada e depois organizá-las. Imagine a página do Word que você abriu como um depósito. Coloque todos os seus argumentos, informações e ideias em caixas de texto separadas, sem se preocupar com a ordem ou disposição.

 

 

Como usar o Word em trabalhos escolares: 2) Como criar caixas de texto

Para facilitar seu trabalho, coloque a página do Word no formato “paisagem”. Você faz isso clicando em “Arquivo” no canto superior esquerdo, depois em “Configurar página”. Uma janela de configuração vai ser aberta, clique na opção “Paisagem”, para que a página fique deitada e você tenha mais facilidade em visualizar e organizar as caixas de texto. Para criar a caixa de texto é muito fácil. Basta clicar em “Inserir” e selecionar a opção “Caixa de texto”. Seu cursor (a setinha do mouse) irá assumir a forma de uma cruz. É só clicar com o botão esquerdo do mouse e criar a caixa do tamanho que você preferir. Crie algumas caixas e vá escrevendo ideias e argumentos em cada uma, de maneira aleatória, sem se preocupar com a ordem ou cronologia.

 

 

Como usar o Word em trabalhos escolares: 3) Organização

Uma vez que todas as suas ideias foram coladas em caixas de texto individuais, você pode começar a organizá-las. Identifique quais são os principais elementos que irão fazer parte de seu trabalho ou redação e separe-os no lado esquerdo da página. Ao lado de cada caixa principal você pode colocar ideias paralelas ou complementares que irão ajudá-lo a construir a estrutura do texto. Você também pode usar cores para organizar suas caixas de textos. Cada cor com um significado específico, que podem ser colocadas nos contornos ou na cor de fundo da caixa, ou até mesmo para marcar trechos das frases que você achar importantes.

 

 



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