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4 dicas para combater o estresse durante as provas

      
Crédito: Shutterstock.com
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Durante provas ou semanas de avaliações, é muito comum que os estudantes passem por crises de estresse e ansiedade. A chave para evitar esse desequilíbrio e garantir boas notas é se preparar. Além de estudar e revisar os conteúdos que serão avaliados, você deve preparar seu corpo e mente para enfrentarem a pressão e exigências que um teste pode acarretar. Não se esqueça que durante as provas é muito importante que você esteja tranquilo, para que não ocorra o famoso “branco” na hora de dar as respostas e você possa ter o melhor desempenho possível.

 

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Para se prepara e combater o estresse das provas, confira quatro dicas:

Preparação para provas: 1) Durma bem

Manter bons hábitos de sono é essencial para a vida das pessoas, especialmente de estudantes. Durante a semana da prova, não vá dormir tarde e tenha, no mínimo, seis horas de sono diário. De jeito nenhum deixe para estudar o conteúdo da prova na noite anterior ao teste. Se prepare com antecedência e responsabilidade. Sem descanso, a concentração e foco necessários para resolver a prova serão praticamente impossíveis de obter.

 

 

Preparação para provas: 2) Não se atrase

Evite qualquer tipo de ansiedade. No dia da prova, vá para a escola ou faculdade pelo menos 10 minutos antes do horário normal. Dessa forma, você irá evitar o estresse de chegar atrasado e terá tempo suficiente para se adaptar à sala e ao ambiente do teste.

 

 

Preparação para provas: 3) Alimente-se bem

Muitas pessoas costumam pular refeições quando estão nervosas. Se esse é seu caso, não faça isso antes ou durante a prova. Seu corpo precisa de energia e, com os alimentos certos, é possível aumentar os níveis de concentração e raciocínio. Além do mais, você não quer ser pego de surpresa por conta de uma fome repentina que irá desviar toda sua concentração.

 

 

Preparação para provas: 4) Faça uma pausa silenciosa

Quando chegar ao local onde será aplicada a prova, faça uma pausa para relaxar sua mente e limpá-la de quaisquer pensamentos que possam causar ou aumentar a ansiedade. Respire várias vezes com calma e profundamente, concentrando toda sua atenção nos movimentos e sons do seu corpo. Pense em coisas relaxantes e que tragam a sensação de calma, preparando sua mente para o período de concentração que a prova irá exigir. Você pode fazer isso no banheiro, no carro ou até mesmo na sala de aula, dependendo do ambiente.

 

 



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