Saturday :: 20 / 12 / 2014

AdemásNotícias | Arte por dia | Enem 2014 | Livros grátis | Cadastre-se | MAPA DEL SITIO

Noticia : Um Pouco de Arte para sua Vida

Conheça De Onde Viemos?, de Paul Gauguin

A obra escolhida hoje para o projeto Um Pouco de Arte para sua Vida é do pintor francês Paul Gauguin. O artista começou a pintar inspirando-se no impressionismo, movimento que abandonou anos depois


ImprimirImprimirEnviar a un amigo Enviar

imagen-relacionada

Crédito: Shutterstock.com

 

De Onde Viemos? O Que Somos? Para Onde Vamos?, de Paul Gauguin, é a 116ª obra homenageada pelo projeto Um Pouco de Arte para sua Vida. O friso enorme e com cores exóticas é, possivelmente, a obra mais ambiciosa do artista.



 

 

» Confira a lista de todas as obras de arte

» Sobre o projeto "Um pouco de arte para sua vida"

 

O cenário da pintura é o Taiti, lugar no qual o pintor passou a maior parte de seus últimos dez anos. Os corpos sólidos e sensuais que aparecem na pintura, assim como as formas sinuosas das árvores e o colorido intenso, evocam o paraíso tropical, parte real e parte imaginário, que o inspirou.

 

A obra conta uma história, assim como várias outras de Gauguin. As figuras nos planos mais próximos representam o ciclo de vida, refletindo as questões propostas pelo pintor no título de sua obra. O ciclo se inicia na direita, com um bebê dormindo, e termina na extrema esquerda, com uma mulher velha e uma ave.

 

A obra deixa evidente o hábito do pintor em utilizar as cores saturadas e figuras ousadas, com contornos nítidos, para criar uma composição quase abstrata. A cor cria um poderoso impacto com seus contrastes entre o verde e o azul das matas e o amarelo dos corpos. Além disso, a cor tem, também, uma função decorativa e sensual.

 

A pintura era considerada pelo autor o ponto culminante de sua obra, na qual ele demonstra o uso radical da cor e da forma que o tornou tão influente.

 

 

5 detalhes de De Onde Viemos? O Que Somos? Para Onde Vamos? se destacam:

1. Bebê adormecido:

O bebê dormindo aparece no canto direito da tela, seguindo a convenção oriental de leitura. A criança representa o início do ciclo da vida.

 

 

2. Fruta colhida:

Enchendo a altura da tela encontra-se um jovem que se estica para colher uma fruta. Esse é o ponto focal da pintura. A forma de seu corpo é delineada em preto e os tons brilhantes de sua pele são realçados pelo fundo predominantemente azul e verde.

 

 

3. Divindade:

A figura em azul, imaterial e baseada em relevos polinésios, indica o mundo do além. Ela também aparece em outras obras do artista, devido ao seu choque com a distruição pelos missionários cristãos de arte sacra nativa no Taiti.

 

 

4. Título:

Perto do fim de sua vida, Gauguin passou a intitular suas obras com perguntas. O artista respondeu às próprias perguntas dizendo que somos uma existência mundana e que vamos para junto da morte.

 

 

5. Velha:

Sentada próxima a uma bela jovem encontra-se uma mulher velha e de pele escura. Ela se agacha na sombra, como se estivesse esperando pelo fim da vida. A ave branca parada ao seu redor pode ser uma representação da fase final e desconhecida que se segue a morte.

 

De Onde Viemos? O Que Somos? Para Onde Vamos?

 

 

Ficha Técnica - De Onde Viemos? O Que Somos? Para Onde Vamos?:


Autor: Paul Gauguin
Onde ver: Museum of Fine Arts, Boston, EUA
Ano: 1897 - 98
Técnica: Óleo sobre tela
Tamanho: 139,1cm x 374,6cm
Movimento: Pós-Impressionismo

 

 



Enlaces relacionados:




RSS   


Comentarios para esta noticia

 

Suscríbete a nuestro boletín de noticias


Publicidad

Publicidad