Friday :: 19 / 09 / 2014

AdemásNotícias | Arte por dia | Enem 2014 | Livros grátis | Cadastre-se | MAPA DEL SITIO

Noticia : Redação

5 tipos de textos

Na hora de escrever, temos uma variedade imensa de textos. Conheça o 5 tipos mais importantes de composições


ImprimirImprimirEnviar a un amigo EnviarPDFPDF

imagen-relacionada

Crédito: Shutterstock.com

Cada tipo de redação deve estar de acordo com o que o escritor deseja expressar

 

Cada tipo de redação deve estar de acordo com o que o escritor deseja expressar. Embora óbvio, os alunos têm dificuldade em diferenciar um tipo de texto do outro. É comum o estudante ficar em dúvida entre uma redação acadêmica e uma redação técnica. Você saberia a diferença entre um e outro?

 

» Como escrever o primeiro parágrafo de um texto
» 4 dicas para melhorar o seu texto
» O que o filme "Os Vingadores" pode ensinar sobre escrever

 

 

Confira os 5 tipos de textos mais importantes e não tenha mais dúvida na hora de fazer a lição de casa:

 

 

5 tipos de textos - 1. Redação acadêmica

A redação acadêmica é aquela cujos textos se caracterizam por descrever uma informação de forma sistemática e lógica. Ela é própria do ambiente científico e universitário. Exemplos deste tipo de composição são teses, monografias, etc. Os temas de que podem tratar uma redação acadêmica são tão amplos quanto a variedade das ciências existentes.

Neste tipo de texto, é importante investigar muito bem o tema em questão e, no momento de redigir, devemos levar em conta a estrutura clássica de introdução, desenvolvimento do conteúdo, a conclusão e, finalmente, a bibliografia utilizada para a elaboração do trabalho. Tudo isso tem como objetivo refletir um trabalho detalhado de pesquisa desenvolvido de forma ordenada e coerente.

 

 

5 tipos de textos - 2. Redação literária

A redação literária é aquela que tem como finalidade a expressão artística por meio da linguagem escrita. Uma obra literária, por exemplo, um poema, pode expressar um número infinito de sentimentos, emoções ou ideias do escritor. Exemplos de textos literários são ensaios, contos, novelas, poemas e até textos não-ficcionais, como memórias, autobiografias, entre outros.

Este tipo de composição se destaca por dar ao escritor uma liberdade completa na hora de escrever. Os escritores normalmente expressam suas ideias por meio de ensaios, já que este é um gênero bastante utilizado, no qual os autores expressam suas ideias de uma maneira simples, livre e pessoal.

 

 

5 tipos de textos - 3. Redação jornalística

A redação jornalística é aquela utilizada nos meios de comunicação escritos. Os textos jornalísticos se caracterizam fundalmentalmente por relatar notícias ou acontecimentos atuais ou por manifestarem uma opinião sobre tais fatos. Exemplos comuns deste tipo de texto são crônicas jornalísticas, artigos puramente informativos, artigos de opinião de colunistas, etc.

Cabe mencionar que os textos jornalísticos têm ganhado grande importância e difusão graças a internet. Isso tem possibilitado, inclusive, a difusão massiva de informação por meio das redes.

 

 

5 tipos de textos - 4. Redação formal ou administrativa

A redação formal ou administrativa é aquela empregada nos documentos, nas notas de diversas índoles, currículos e outros textos de uso frequente nos lugares de trabalho e outros âmbitos similares. As redações desse tipo costumam ter um formato de redação determinado devido ao seu caráter formal. Nestes casos, o redator não pode se expressar com uma linguagem pessoal.

Outro aspecto importante é a estrutura. Se desejamos redigir, por exemplo, um memorando, é importante conhecer a forma e a localização correta dos dados do destinatário, a maneira correta de se apresentar, a linguagem do documento, o tema abordado, etc. Exemplos de redações formais ou administrativas são: memorandos, circulares, notas de agradecimentos, notas de renúncia, convites.

 

 

5 tipos de textos - 5. Redação técnica

A redação técnica faz referência aos escritos próprios de uma determinada ciência ou disciplina. Os textos desse tipo de redação se caracterizam por possuírem uma linguagem e estrutura de redação exclusiva do âmbito científico ao qual pertencem.

Na maioria dos casos, é difícil que uma pessoa que não tenha o mínimo de experiência ou conhecimento algum da ciência ou âmbito a que pertence o documento possa entender totalmente este texto. Por exemplo, uma composição jurídica redigida por um juiz ou advogado estará escrita na linguagem técnica do direito. Outros exemplos de redações técnicas: informes de contas de uma empresa, relatórios administrativos, etc.

 

 






RSS   


Comentarios para esta noticia

 

Publicidad

Publicidad