Wednesday :: 23 / 04 / 2014

Mais Notícias | Erros inglês | Arte por dia | 700 cursos | Livros grátis | Cadastre-se | MAPA DO SITE

Noticia : Educação

9 dicas para motivar seu grupo de estudos

Embora estudar com outras pessoas seja uma técnica de motivação, muitas vezes um grupo de estudo acaba perdendo seus objetivos iniciais. Saiba como manter seus colegas interessados


Imprimir Imprimir Enviar a un amigo Enviar PDF PDF Traducir Traducir

Crédito: Shutterstock.com

Crédito: Shutterstock.com

Procure deixar espaço para que todos os seus colegas façam sugestões e críticas e não decida nada sozinho

 

Se você é uma das lideranças do seu grupo de estudos, pode encontrar alguns problemas para manter os seus colegas motivados. O fato de estudar com outras pessoas, por si só, faz efeito para manter a dedicação dos estudantes, mas algumas técnicas podem contribuir ainda mais para desenvolver o interesse pelos estudos.

 

» Como estudar em grupo pode aumentar suas notas
» 10 dicas para formar um bom grupo de estudos
» Como escolher um grupo de trabalho

 

Confira 9 dicas úteis para manter seu grupo de estudos interessado:

 

 

9 dicas para motivar o seu grupo de estudos: 1. Fale sobre os objetivos

Tenha uma discussão aberta com os seus colegas para definir quais objetivos cada um de vocês pretende alcançar. Além disso, é importante definir também uma lista de objetivos comuns, para que todos se dediquem às mesmas coisas.

 

 

9 dicas para motivar o seu grupo de estudos: 2. Não julgue as necessidades dos seus colegas

Você precisa entender que as necessidades de cada um dos integrantes do seu grupo são diferentes. Por mais bobas ou desnecessárias que elas pareçam, não julgue. Seja compreensivo e paciente; pense que as suas carências também podem parecer bobas para os seus colegas.

 

 

9 dicas para motivar o seu grupo de estudos: 3. Não exclua ninguém

Nenhuma ideia deve ser ignorada antes de uma discussão. Procure deixar espaço para que todos os seus colegas façam sugestões e críticas e não decida nada sozinho.

 

 

9 dicas para motivar o seu grupo de estudos: 4. Aponte os pontos fortes

Cada integrante do seu grupo tem uma coisa na qual é realmente talentoso. Se um deles é um fiasco em matemática, por exemplo, pode ser um ótimo instrutor em matérias relacionadas a humanas, como história ou geografia. Identifique os pontos fortes de cada um dos integrantes – incluindo os seus – e aponte-os para todos os integrantes do grupo.

 

 

9 dicas para motivar o seu grupo de estudos: 5. Aproveite os pontos fortes

Depois que cada um dos seus colegas tiver conhecido as suas qualidades e as dos outros membros do grupo, aproveite isso na rotina de estudos. Coloque os melhores em cada matéria para ajudar aqueles que têm dificuldades.

 

 

9 dicas para motivar o seu grupo de estudos: 6. Peça comprometimento

Seja honesto com os seus colegas, diga o que você espera do grupo e de cada um deles. Cobre comprometimento com os estudos e com a rotina estabelecida e sinta-se a vontade para dizer – ou ouvir! – quando algo estiver errado. Finalmente, peça a eles que se comportem da mesma maneira.

 

 

9 dicas para motivar o seu grupo de estudos: 7. Tenha um acordo formal

Pode parecer um exagero, mas se você percebe que o grupo de estudos não está sendo levado a sério pelos seus colegas, uma saída é assinar um acordo formal. Escreva em um papel cada um dos objetivos estabelecidos pelo grupo e todos os detalhes, como dias e horários em que se reúnem, etc. Peça que todos os seus colegas assinem isso e lembre-os do compromisso.

 

 

9 dicas para motivar o seu grupo de estudos: 8. Dê bons exemplos

Você não pode cobrar nada de ninguém se não pratica essas coisas. Ou seja, para motivar os seus amigos num grupo de estudos você precisa dar os bons exemplos. Comprometa-se com a atividade e dessa maneira seus colegas se espelharão em você.

 

 

9 dicas para motivar o seu grupo de estudos: 9. Mostre que você aprecia o comprometimento deles

Se algum dos seus colegas faz um bom trabalho ensinando outra pessoa ou alcança uma boa nota em uma matéria na qual tinha dificuldade antes de entrar no grupo, conte isso aos outros. Mostre aos seus amigos que você se importa com o progresso deles. Todas as pessoas querem ser reconhecidas por um trabalho bem feito.

 

 






RSS   


Comentarios para esta noticia

 

Publicidad

Publicidad