Friday :: 28 / 11 / 2014

MaisNotícias | Arte por dia | Enem 2014 | Livros grátis | Cadastre-se | MAPA DO SITE

Noticia : Prova de redação

Descubra como é feita a correção da prova de redação do Enem e vestibulares

Confira o que os corretores avaliam nas redações dos grandes vestibulares do País. Aprenda os truques para se dar bem na hora de escrever. As provas do Enem 2012 serão aplicadas nos dias 3 e 4 de novembro


ImprimirImprimirEnviar a un amigo Enviar

imagen-relacionada

Crédito: Shutterstock.com

Descubra a fórmula da correção da prova de redação do Enem e vestibulares

 

Não há dúvida que a prova de redação é a parte mais complicada para a grande maioria dos alunos. A Universia Brasil teve acesso aos principais pontos que são avaliados pelos corretores nas provas do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) e dos grandes vestibulares do País, como a Fuvest, e que devem ser considerados pelos candidatos que pretendem ingressar no Ensino Superior.

 

» Aplicativos no Facebook ajudam a estudar para o Enem
» Cursinho via Facebook prepara estudantes para o Enem
» Todas as notícias sobre o Enem 2012

 

Os temas prováveis para as provas de redação deste ano são aqueles que, de uma forma ou de outra, interferem na vida das pessoas, como, por exemplo: medo, condição física, futuro e condições de conforto. Os temas, em geral, são sempre relacionados com a vida social. O estudante deve focar nas atualidades contemporâneas, nos acontecimentos que afetam a vida das pessoas nos mais variados ângulos.

 

Para corrigir, os avaliadores levam em consideração três eixos. São eles: 1) as relações entre Homem x Homem, ou seja, todos os temas envolvidos dentro das conexões existentes entre as pessoas; 2) Homem x Sociedade, todos os temas que podem ser relacionados entre homem e a vida em sociedade e, por último, a ligação entre Homem x Meio Biofísico, em que devem ser consideradas as questões entre o ser humano e o ambiente em que ele vive. Além disso, é muito comum que um eixo apareça dentro do outro.

 

Achou complicado entender os três eixos? Para facilitar, preparamos um roteiro com as principais relações existentes entre os temas acima e os principais assuntos que podem ser trabalhados dentro da sua redação. Confira:

 

 

Homem x Homem

Nesta relação estão presentes todas as questões que envolvem o homem, como as questões íntimas e também filosóficas (crenças, valores, ambição, religião, ideologia e felicidade). Dentre os 10 temas que podem cair na prova de redação se encaixam nesse eixo os seguintes temas:

 

Bullying (sofrimento e perspectiva das vítimas)

Violência nas escolas (saúde psicológica)

Violência no trânsito (problemas com alcoolismo)

Álcool X Trânsito (valores)

Participação política (ideologia)

 

 

Homem x Sociedade

Aqui devemos observar a relação homem e o outro, ou seja, a sociedade. Neste ponto, podemos colocar as questões ambientais (degradação causada pelo homem), bullying (direitos humanos), violência nas escolas (atentado em Realengo - RJ), a violência no trânsito (falta de estradas asfaltadas), participação política (eleições), álcool x trânsito (seriedade das leis), desarmamento (plebiscito), desigualdade social (o salário dos políticos e o salário mínimo), esporte como fator de inclusão social (destaque do Brasil nas paraolimpíadas) e comportamento jovem nas mídias sociais (como os novos meios de comunicação e as redes sociais afetam as relações, e as redes sociais no escândalo do BBB).

 

 

Homem x Meio Biofísico

Neste ponto, a relação é entre o homem e o meio ambiente em que ele vive, ou seja, as questões de degradação do solo, recursos perecíveis, genética, questões ambientais. Dentre os principais temas que podem cair na redação podemos observar alguns acontecimentos como o aquecimento global e a sua relação direta com a falta de recursos. A Rio+20, por exemplo, pode cair focando em todos os problemas ambientais e sociais.

 

 

O que pode cair na prova de redação do Enem

Para garantir uma boa nota na redação do Enem, a dica é ficar ligado nas questões de atualidades que acontecem no Brasil e no mundo. Ter noção sobre o tema é importante para que o candidato saiba se posicionar e ajuda na argumentação. Veja os 10 temas que podem cair na redação:

 

Tema redação Enem 2012: As Questões Ambientais

Tema redação Enem 2012: Bullying

Tema redação Enem 2012: Violência nas Escolas

Tema redação Enem 2012: A Violência no Trânsito

Tema redação Enem 2012: Participação Política

Tema redação Enem 2012: Álcool X Trânsito

Tema redação Enem 2012: Desarmamento

Tema redação Enem 2012: Desigualdade Social

Tema redação Enem 2012: Esporte como fator de inclusão social

Tema redação Enem 2012: Comportamento jovem nas mídias sociais

 

Você também pode conferir o mapeamento completo do Enem. Veja, por exemplo, quais são os temas que mais caem na prova desde a primeira edição do exame. Para facilitar a sua preparação a prova, confira:

 

1. » 10 temas de atualidades que podem cair no Enem 2012 
2. » 10 temas que podem cair na redação do Enem 2012 
3. » 10 temas que mais caem na prova de biologia do Enem 
4. » O que mais cai nas questões de química do Enem 
5. » O que mais cai na prova de física do Enem 
6. » O que cai na prova de matemática do Enem 
7. » O que cai na prova de história 
8. » O que cai na prova de português 
9. » O que é mais fácil no Enem 2012: inglês ou espanhol; confira as dicas

 

 

O que será cobrado na prova de redação do Enem 2012

De acordo com o "Guia do Participante" 2012, a prova de redação vai exigir a produção de um texto em prosa, dissertativo-argumentativo, sobre um tema de ordem social, científica, cultural ou política.

 

Nessa redação, o candidato deve defender uma tese, que é expressar uma opinião a respeito do tema proposto, apoiada em argumentos consistentes, e estruturados de forma coesa e coerente. O texto deverá apresentar também uma proposta de intervenção social que respeite os direitos humanos. A redação deve estar regida de acordo com a norma padrão da Língua Portuguesa.

 

 

O que não pode no Enem 2012

O edital do Enem proíbe ao candidato falar com outros candidatos, usar lápis, lapiseira, borracha, livros, manuais, impressos, anotações, óculos escuros, calculadora, agendas eletrônicas, celulares, smartphones, tablets, ipod, gravadores, pen drive, mp3 ou similar, relógio ou qualquer receptor ou transmissor de dados e mensagens.

 

Todos os pertences do candidato - exceto a caneta preta de material transparente e o documento de identificação - deverão ser guardados em um porta-objeto com lacre, que deverá ficar embaixo da carteira do candidato e só poderá ser reaberto após a saída dele da sala de prova.

 

 

As provas do Enem

O Enem 2012 será realizado nos dias 3 e 4 de novembro. O exame tem quatro provas objetivas, com 45 questões de múltipla escolha cada uma e uma redação. As provas vão tratar de quatro áreas de conhecimento do ensino médio.

 

As provas do Enem 2012 terão início às 13h (horário de Brasília). No dia 3 de novembro, os candidatos farão as provas de ciências humanas e suas tecnologias e de ciências da natureza e suas tecnologias, até as 17h30. Já no dia 4 serão realizadas as provas de linguagens, códigos e suas tecnologias, redação e matemática e suas tecnologias, que terminarão às 18h30.

 

 






RSS   


Comentarios para esta noticia

 

Suscríbete a nuestro boletín de noticias


Publicidad

Publicidad