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10 maneiras práticas de melhorar seu raciocínio

      
Atividades novas, jamais experimentadas, estimulam o cérebro e ajudam a criar novas conexões neurais
Atividades novas, jamais experimentadas, estimulam o cérebro e ajudam a criar novas conexões neurais
  • Um bom raciocínio lógico é uma competência muito valorizada na vida pessoal e profissional.
  • Separamos dicas com 10 maneiras práticas de melhorar seu raciocínio
  • É possível exercitar o seu cérebro, melhorar seu raciocínio e aprimorar suas habilidades cognitivas.

Um bom raciocínio lógico é uma competência muito valorizada na vida pessoal e profissional. Quando bem desenvolvida, aumenta a capacidade de solucionar problemas, favorece o poder de argumentação e de elaboração de estratégias. Não à toa, essas características são altamente requisitadas no mercado de trabalho e a disciplina "raciocínio lógico" está presente em quase todas as provas de concursos públicos e processos seletivos.

Muitos acreditam que pensar rápido e de forma lógica é uma habilidade nata. Mas hoje vamos mostrar que, por meio de algumas práticas simples, é possível exercitar o seu cérebro, melhorar seu raciocínio e aprimorar suas habilidades cognitivas. Quer saber como? Continue lendo esse artigo e descubra 10 maneiras de alcançar esse objetivo.

1. Tente algo diferente

Atividades novas, jamais experimentadas, estimulam o cérebro e ajudam a criar novas conexões neurais. No dia a dia, vale desde tentar um caminho alternativo para chegar em casa, experimentar um prato diferente, até aprender algo novo como cozinhar, jogar xadrez, dançar uma coreografia e, se houver a oportunidade, conhecer uma cultura diferente. Não importa como, procure manter sua mente em movimento.

2. Pratique exercícios físicos regularmente

Que a prática regular de exercícios físicos faz bem ao corpo você já sabe. Mas não para por aí. Ao se movimentar, seu cérebro também ganha (e muito)!

A realização de atividades físicas aumenta o fluxo de oxigênio na região cerebral e eleva a liberação e a produção de neurotransmissores, substâncias que transmitem informações de uma célula para outra. Com isso, além de um melhor desempenho das funções cerebrais, torna-se mais fácil controlar estados de ansiedade, depressão e estresse.

Pesquisas recentes também apontam a importância dos exercícios físicos para a consolidação de memórias.

3. Treine sua memória

Sempre que houver a oportunidade, faça o seu cérebro trabalhar! Procure memorizar números de telefone, nomes de ruas, receitas e quaisquer outras informações da sua rotina. O mesmo vale para os cálculos simples. Em vez de se render à calculadora na hora de dividir a conta do restaurante entre os amigos, tente fazer as contas de cabeça. Pequenas atitudes como essas ajudam a manter o cérebro ativo.

4. Pense positivamente

Pessoas pessimistas tendem a encontrar um problema para cada solução. O resultado? Estresse e ansiedade lá no alto, que prejudicam o funcionamento do cérebro e, consequentemente, a capacidade de raciocínio.

Embora muitos cientistas não acreditem, diversos autores defendem a ideia de que os pensamentos são magnéticos, ou seja, emitem frequências que atraem aquilo que se imagina. Assim, ao pensar coisas boas, elas encontrarão o caminho até você. Da mesma maneira, o pensamento negativo pode atrair coisas ruins.

Ainda que não haja comprovação científica, não faltam histórias de pessoas confirmando o otimismo como um dos fatores do sucesso. Basta acrescentar persistência, foco, obstinação, trabalho e certamente você estará um (ou vários) passo(s) à frente na conquista de seus objetivos.

5. Mantenha uma alimentação saudável

Refeições saudáveis e balanceadas auxiliam no bom funcionamento do corpo e da mente. Sempre que possível, procure incluir no seu cardápio frutas frescas, vegetais, peixes e outros alimentos com ômega 3, a gordura do bem que ajuda a preservar a memória, fortalecer o sistema imunológico, entre outros benefícios.

6. Leia

Ler ajuda a aliviar a tensão e o estresse, estimular a imaginação, trabalhar a memória e despertar a atenção para os detalhes. Nada melhor para o raciocínio, não é mesmo? Por isso, tenha sempre um livro por perto e aproveite o tempo livre para exercitar a mente de uma maneira divertida e viajar sem sair do lugar com suas histórias!

7. Durma bem

A hora de dormir é o momento de desintoxicação do cérebro. O descanso ajuda esse órgão a regenerar as células, remover toxinas e preparar-se para as tarefas do dia seguinte. Quando você dorme bem, fica mais atento no dia seguinte e consegue armazenar mais informações.

Para dormir bem, procure realizar atividades relaxantes e fazer refeições leves próximo ao horário de deitar. Se possível, crie o hábito de dormir e acordar no mesmo horário todos os dias.

8. Invista em ginástica cerebral

Além da tradicional ginástica para o corpo, existe a ginástica para o cérebro, já ouviu falar? Algumas empresas se especializaram nisso e desenvolveram métodos que prometem, com poucas horas semanais de curso, a conquista de uma mente saudável, menos ansiosa e mais produtiva.

Na internet também há aplicativos específicos para esse fim. Com uma programação variada de jogos e atividades, é possível desenvolver a memória, a solução de problemas e outras funções.

9. Escreva à mão

Quem já nasceu na geração da conectividade tem pouco hábito de escrever à mão. Mas, além de ser uma maneira de praticar caligrafia, escrever à mão ajuda a melhorar o raciocínio, a linguagem e a memória.

Isso foi provado cientificamente por meio de um experimento conduzido por pesquisadores do departamento de psicologia e neurociência da Universidade de Indiana. Eles detectaram, por meio de ressonância magnética, que as crianças que praticavam escrita à mão apresentavam maior atividade cerebral se comparadas às que apenas acompanhavam textos pelo computador.

10. Resgate os jogos de tabuleiro

A tecnologia proporcionou avanços incríveis, incluindo jogos com cenários e efeitos especiais muito próximos à realidade. Mesmo assim, alguns jogos de tabuleiro e outros tradicionais, além de proporcionarem ótimos momentos entre a família e os amigos, são imbatíveis quando se trata de estimular a capacidade lógica. Isso porque, entre uma jogada e outra, é necessário analisar as intenções do oponente e pensar de maneira estratégica.

Quer algumas sugestões de jogos? Xadrez, damas, ludo e cubo mágico são alguns dos nossos preferidos!

E você, já está pronto para melhorar seu raciocínio depois dessas 10 dicas? Esperamos que sim! Se esse conteúdo foi útil para você, não deixe de compartilhar com seus amigos. Até a próxima!



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