Friday :: 31 / 10 / 2014

MaisNotícias | Arte por dia | Enem 2014 | Livros grátis | Cadastre-se | MAPA DO SITE

Noticia : Estudos

10 perguntas que você deve fazer para seus professores

A essência do aprendizado é a dúvida. Confira 10 perguntas que você deve fazer para seus professores para aproveitar, planejar e aprofundar seus estudos


ImprimirImprimirEnviar a un amigo Enviar

imagen-relacionada

Crédito: Shutterstock.com

Perguntar para seu professor sugestões de fonte e qual a regra adotada para citar essas fontes é muito importante

 

A essência do aprendizado é a dúvida. Sem os questionamentos não há conhecimento e desenvolvimento, pelo contrário, apenas repetição de conceitos desgastados. A partir de tal pensamento você pode entender que sua responsabilidade é grande, já que as perguntas devem partir de você, de seu raciocínio. Não existem perguntas erradas, mas há certos questionamentos que abrangem melhor ou de maneira mais incisiva aquilo que precisa ser abordado.

 

» Como se relacionar com seus professores na universidade
» 5 passos para conversar sobre suas notas com o professor
» 3 perguntas que você deve fazer para alavancar a carreira

 

Confira as 10 perguntas que você deve fazer para seus professores para aproveitar, planejar e aprofundar seus estudos:

 

10 perguntas que você deve fazer para seus professores: "Como devo chamá-lo?"

A cultura brasileira é de muita proximidade. Mesmo assim, a educação deve superar seus costumes familiares para que o professor se sinta respeitado e você não seja mal interpretado. Assim, como cada professor possui um método de ensino pessoal também tem uma preferência sobre como gostaria de ser chamado. Em muitos cursos de direito, por exemplo, os docentes pedem para que sejam chamados de doutores.

 

10 perguntas que você deve fazer para seus professores: "Estou na chamada?"

"Estou na chamada?" ou "estou oficialmente registrado na sala?" são perguntas que você deve fazer logo no início do curso, especialmente se fez sua inscrição próximo do prazo final. Isso irá evitar possíveis imprevistos e problemas, que por mais simples que possam parecer podem trazer dores de cabeça desnecessárias no final do curso, com notas não processadas ou faltas erradas, por exemplo.

 

10 perguntas que você deve fazer para seus professores: "Quais requisitos este curso oferece?"

Muitos alunos estão acostumados a apenas aceitar o cronograma de aulas de maneira passiva, sem pensar em como aquela aula poderá ser útil em seus trabalhos futuros. Mas é importante que você esteja totalmente no controle de sua própria educação, para que possa realmente ser capacitado para seus objetivos. O tempo e dinheiro investidos são valiosos demais para que você fique passivamente sentado, aceita o que for oferecido pelo professor ou universidade.

 

10 perguntas que você deve fazer para seus professores: "O que você procura nos trabalhos dos alunos?"

Com essa pergunta é possível entender como um questionamento pode ser superior a outro, já que substitui muito bem uma pergunta tremendamente odiada pelos professores: "O que eu devo fazer para tirar nota máxima?".

 

10 perguntas que você deve fazer para seus professores: "Você avalia rascunhos?"

Avaliar no sentido de analisar, sem necessariamente conferir uma nota para o material. Se o professor se dispuser a tal análise, aproveite para melhorar seus trabalhos antes de entregá-los, evitando erros e notas mais baixas.

 

10 perguntas que você deve fazer para seus professores: "O que posso fazer para melhorar?"

Nos estudos, nas provas, nos trabalhos, nos textos, e no que mais você identificar. Você sabe que pode melhorar suas atividades, mas o professor pode ajudá-lo a fazer isso de maneira mais eficiente e assertiva.

 

10 perguntas que você deve fazer para seus professores: "Como posso citar e procurar fontes para os trabalhos desse curso?"

Cursos diferentes possuem metodologias diferentes de trabalho e pesquisa. Perguntar para seu professor sugestões de fonte e qual a regra adotada para citar essas fontes é muito importante para que seus trabalhos vão de encontro com as exigências de seu professor.

 

10 perguntas que você deve fazer para seus professores: "Nunca estudei essa matéria antes. Quais são os melhores métodos?"

Similar a pergunta de como melhorar seus trabalhos, essa pergunta permite que seu professor ofereça as diretrizes para que você possa desenvolver suas habilidades com profundidade.

 

10 perguntas que você deve fazer para seus professores: "Teremos horários para assessoria extra?"

Seja para a sala toda, para os alunos ou grupos de trabalho, muitos professores oferecem horários extras para assessoria.

 

10 perguntas que você deve fazer para seus professores: "Que tipos de estágio ou empresa podem me ajudar a me desenvolver melhor?"

Uma das perguntas mais importantes que você pode fazer é sobre suas oportunidades de trabalho ou estágio, já que o professor pode encaminhá-lo para as vagas e empresas certas.

 

 






RSS   


Comentarios para esta noticia

 

Suscríbete a nuestro boletín de noticias


Publicidad

Publicidad