Monday :: 22 / 09 / 2014

MaisNotícias | Arte por dia | Enem 2014 | Livros grátis | Cadastre-se | MAPA DO SITE

Noticia : Professores

7 dicas de desenvolvimento profissional para professores

Uma das estratégias mais comuns para que professores e instituições de ensino estejam em sintonia é a reunião pedagógica. Confira sete dicas que podem fazer desse encontro uma oportunidade para o desenvolvimento profissional


ImprimirImprimirEnviar a un amigo EnviarPDFPDF

imagen-relacionada

Crédito: Shutterstock.com

Criar um grupo no Facebook exclusivo para os professores e incentivar o uso colaborativo desse espaço é uma ótima oportunidade de fomentar o engajamento

 

As reuniões pedagógicas são prática comum na maioria das instituições de ensino. Na teoria, servem como espaço para reflexão e busca de soluções para problemas que se apresentam na rotina das aulas. Na prática, porém, podem ser apenas encontros formais, em quem os professores comparecem por obrigação. Evitar esse cenário não é apenas possível, mas também necessário.

 

» 4 melhores ferramentas de apresentação para professores
» 12 perguntas para professores revisarem o plano de aulas
» 4 dicas para professores se adaptarem a educação online

 

A seguir, confira sete dicas que podem transformar as reuniões pedagógicas em verdadeiras oportunidades para o desenvolvimento profissional:

 

7 dicas de desenvolvimento profissional para professores: 1. Presença flexível e não obrigatória

É importante que os professores entendam que a presença deles na reunião é de muita importância para o bom desenvolvimento das iniciativas. Esse valor, no entanto, não deve servir como critério para que a presença seja obrigatória. Pelo contrário, os docentes devem entender o valor do comparecimento para que realmente priorizem as reuniões. Flexibilidade de tempo e programação é essencial para que isso ocorra.

 

7 dicas de desenvolvimento profissional para professores: 2. Diga não à burocracia

É claro que algumas burocracias não podem ser evitadas em certas reuniões, mas isso não significa que o encontro só deve ser marcado pela revisão de regras e procedimentos. Procure transformar as reuniões em um espaço para a iniciativa, criatividade e inovação. Convidar palestrantes (podem ser os próprios professores) para que apresentem novas iniciativas e tendências na educação é um fator motivador e dinâmico.

 

7 dicas de desenvolvimento profissional para professores: 3. Recursos dinâmicos e úteis

Há muitos exemplos de recursos que os professores podem utilizar nas reuniões e também durante as aulas. Essas ferramentas podem trazer oportunidades para que os docentes se envolvam mais nas palestras e reuniões.

 

7 dicas de desenvolvimento profissional para professores: 4. Não deixe a conversa morrer

Se novas ideias surgem durante as reuniões ou se um problema em particular não foi resolvido, não permita que a conversa seja esquecida. Monte um fórum de discussão online ou coloque um quadro para anotações na sala dos professores para que cada docente contribua com sugestões e ideias.

 

7 dicas de desenvolvimento profissional para professores: 5. Espaço comum

A sala dos professores é um ambiente muito importante para que os colegas possam desenvolver relacionamentos vitais para o trabalho. Além de oferecer recursos como os citados na dica anterior, busque saber o que os docentes gostariam de ter em mãos nesse local para que se sintam ainda mais engajados e envolvidos.

 

7 dicas de desenvolvimento profissional para professores: 6. Reuniões especiais

Se novas regras ou recomendações precisam ser feitas ou há novos profissionais que deve ser apresentados a equipe, faça reuniões específicas para atender essas necessidades. Professores que possuem mais tempo na instituição não precisam ouvir regras antigas e certos encontros não exigem a presença de todos os docentes.

 

7 dicas de desenvolvimento profissional para professores: 7. Use as redes sociais

Criar um grupo no Facebook exclusivo para os professores e incentivar o uso colaborativo desse espaço é uma ótima oportunidade de engajar mais os docentes.

 

 






RSS   


Comentarios para esta noticia

 

Publicidad

Publicidad