Notícias

Estudo mostra quais são as expectativas dos professores com a tecnologia em sala

      
Fonte: Shutterstock
Fonte: Shutterstock

A tecnologia está cada vez mais presente nas salas de aula, no entanto, quais são as expectativas dos professores em relação ao seu uso? A fim de entender melhor a interação entre professores, alunos e tecnologia, a Bill and Melinda Gates Foundation divulgou recentemente o estudo “Teachers Know Best: What Educators Want from Digital Instructional Tools”, que significa algo como “Os professores sabem melhor: o que os educadores esperam das ferramentas instrutivas digitais”.

 

Leia também:
» Veja dicas de ferramentas para a educação
» Veja a série sobre o futuro da educação
» Confira a série sobre o open source na educação

 

O estudo foi feito com mais de 3 mil professores de 16 estados norte-americanos, além de mais de 1.200 alunos. As informações e entrevistas foram coletadas e, com elas, foi possível perceber quais são as expectativas de estudantes e docentes com o aprendizado tecnológico. Veja, a seguir, os 6 expectativas de usos da tecnologia apontadas pelos professores:

 

1 – Melhorar a relação com o conteúdo

Uma das expectativas dos professores é que as ferramentas tecnológicas facilitem o compartilhamento do planos de aulas e dos seus conteúdos, permitindo um maior controle das atividades desenvolvidas.

 

2 – Diagnosticar o aprendizado

Os professores esperam que a tecnologia os ajude a avaliar o quanto as classes estão aprendendo e, a partir dessa análise, consigam ajustar as lições de acordo com a necessidade de todos.

 

3 – Melhorar o engajamento

A tecnologia é algo cada vez mais presente no nosso cotidiano e sempre atrai os olhares dos jovens. Assim, os professores desejam que ela ajude a aumentar o grau de engajamento dos estudantes, além de tornar as aulas mais fáceis de serem entendidas.

 

4 – Melhorar o ensino adaptativo

A partir dos dados obtidos por meio das atividades virtuais feitas pelos alunos é possível criar aulas que se adaptem as suas necessidades. Os professores desejam adaptar conteúdos e técnicas para os estudantes a fim de estimular um aprendizado mais independente.

 

5 – Atividades colaborativas

A interatividade da internet permite a criação de atividades colaborativas que fazem o estudante criar e participar ativamente do seu próprio aprendizado.

 

6 – Estimular a prática individual

Graças às diferentes ferramentas disponíveis, os estudantes devem conseguir estudar de forma mais independente, o que é estimulante para eles.



Tags:

Aviso de cookies: Nós usamos cookies próprios e de terceiros para melhorar os nossos serviços , para análise estatística e para mostrar publicidade. Se você continuar a navegar considerar a aceitação de seu uso nos termos estabelecidos nos Política de Cookies.