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Enem 2014: Veja dicas para lidar com a ansiedade

      
Fonte: Shutterstock
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Você pode ter estudado horas a fio durante todo o ano, mas aquela sensação de insegurança provavelmente te fará uma visita momentos antes do Enem. Não se preocupe, é normal se sentir assim. No entanto, você deve descobrir métodos para driblar esse nervosismo, de modo que ele não afete seu desempenho. Pensando nisso, a Universia Brasil reuniu algumas dicas para te ajudar a superar este obstáculo. Confira-as:

 

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1 – Não se deixe influenciar

Conforme o tempo passa e a data do exame se aproxima, a ansiedade torna-se coletiva. Diante deste sentimento, há várias reações: enquanto muitos enfiam a cabeça nos livros e não a tiram mais, outros, supondo-se incapazes, simplesmente abandonam a rotina de estudos.

 

Embora estes comportamentos sejam compreensíveis, você não deve se deixar influenciar por elas. Não há motivo para desespero, por isso mantenha sua postura na escola. Além disso, distrações e barulhos também aparecerão durante a prova, de modo que a dica também é válida nesta situação, ou seja, tente, ao máximo, se concentrar exclusivamente na prova.

 

2 - Pense positivo

Use os versos de Criolo como lema na sua prova: “E tendo a certeza de que tudo vai dar certo/ Otimismo é a chave da porta esse é o problema”. Confie nos seus estudos, sobretudo nesses meses que antecedem a prova, porque, assim, sua insegurança se desfaz. Mas cuidado para não se sentir confiante demais, afinal esta impressão pode te induzir ao erro de acreditar que a prova é simples demais.

 

Durante a prova, por sua vez, não seja pessimista caso você se depare com uma questão que não sabe responder ou que pareça ser muito complicada. Se ficar na dúvida, parta para a próxima pergunta e volte naquela mais tarde.

 

3 – Dê uma chance a você mesmo

Independente das cobranças que você pode estar sofrendo de algumas pessoas, se dê a oportunidade de fazer uma boa prova lembrando-se de que você deu o seu melhor. Valorize todas as horas que estão sendo dedicadas aos estudos e confie na sua capacidade intelectual.

 

4 – Mantenha a calma

Você provavelmente estará um pouco agitado antes da prova, mas você deve tentar não se deixar envolver pelo nervosismo. Para isso, faça exercícios respiratórios: puxe o ar pelo nariz e solte-o, aos poucos, pela boca. Assim, você se sentirá mais tranquilo.

 

5 – Não compare desempenhos

Depois da prova, é comum que os estudantes se reúnam em grupos e compartilhem suas impressões sobre o nível de dificuldade das questões e quais são suas expectativas de resultado. Fazendo isso, alguns candidatos tendem a se sentir desmotivados para o dia seguinte do exame, acreditando que seus colegas foram melhores que ele. Evite pensar desta forma: deixe que o resultado do exame aponte qual foi seu desempenho. Depois da prova, tente descansar para conseguir dar conta das questões que virão no domingo e não dê atenção a este tipo de comparação.

 

6 – Visite o local da prova

Por fim, para dar adeus a ansiedade, visite o local da prova antes. Veja se é fácil chegar lá via transporte público – além de se certificar de que ônibus, trens e metrôs funcionarão normalmente – e calcule quanto tempo você levaria nesse trajeto. Não se esqueça que outros milhares de candidatos se levantarão nos dias 08 e 09 de novembro com o mesmo objetivo que você, de modo que pode haver trânsito.

 

Seguindo estas dicas, você não deve encontrar problemas para superar a ansiedade e o nervosismo. Boa sorte no exame!

 



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