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Entenda os eixos cognitivos do Enem

      
Foto: Universia Brasil
Foto: Universia Brasil

Embora o Enem seja uma prova dividida em 4 áreas do conhecimento (Linguagens e Códigos, Matemáticas e suas Tecnologias, Ciências da Natureza e suas Tecnologias e Ciências Humanas e suas Tecnologias), existem alguns fatores que são comuns a todas: os eixos cognitivos.

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Presentes em todas as disciplinas, esses eixos são cobrados de diversas formas, dependendo de cada contexto. Eles são considerados como a origem das provas e foram a base para a elaboração de todas as edições do Enem. Por isso, é extremamente importante compreender o que significam e como são cobrados na avaliação para garantir a compreensão das perguntas e, consequentemente, boas notas. Em entrevista à Universia Brasil, o professor Lilio Paoliello, diretor pedagógico do Cursinho da Poli, de São Paulo, fez uma análise do contexto de cada eixo. Confira:


Eixo nº1 - Dominar Linguagens: dominar a norma culta da Língua Portuguesa e fazer uso das linguagens matemática, artística e científica e das línguas espanhola e inglesa

Quando se trata desse tema, não basta entender corretamente o que está sendo dito nos enunciados. É preciso também saber como associar dois ou mais tipos de linguagens diferentes para solucionar as questões. O professor exemplifica como isso poderia aparecer no exame: “teve uma questão anos atrás que apresentava o parecer de um crítico literário sobre a música do Adoniran Barbosa e uma letra do compositor. Então o estudante tinha que dominar dois tipos de linguagem: a popular, específica, que o Adoniran utilizava e a linguagem do crítico literário.”



Eixo nº2 - Compreender Fenômenos: construir e aplicar conceitos das várias áreas do conhecimento para a compreensão de fenômenos naturais, de processos histórico-geográficos, da produção tecnológica e das manifestações artísticas.

Nesse caso, é importante ter um bom domínio sobre os fenômenos sociais do Brasil e entendê-los como ciclos, para conseguir entender suas repercussões no presente. Uma boa maneira de demonstrar como isso acontece é analisando um caso de uma questão relembrada por Paoliello: “ano passado caiu uma questão que analisava a Revolta da Vacina (1904), comparando com as manifestações de junho de 2013. Então seria necessário compreender ambos os fenômenos sociais.”



Eixo nº3 - Enfrentar situações-problema: selecionar, organizar, relacionar, interpretar dados e informações representados de diferentes formas para tomar decisões e enfrentar situações problema.

Ao contrário do que pode parecer, resolver situações-problema não diz respeito somente aos cálculos e fórmulas que os candidatos devem saber para realizar a prova. Na verdade, este eixo é cobrado de maneiras diversas em todas as áreas do exame, por exemplo: “há situações-problema, por exemplo, em Linguagens e Códigos. Na prova passada, o aluno teria que pensar como o personagem de um livro, Memórias Póstumas de Brás Cubas, se colocaria se fosse personagem de outro livro. Isso é uma situação-problema. Ele teria que entender muito bem os dois personagens, a psicologia dos dois, para opinar pela alternativa mais correta. Em Ciências da Natureza, a maioria das situações-problema, por exemplo, de física, não exigem contas, e sim, análises dos fenômenos” , alerta o professor.


Eixo nº4 - Construir argumentação: relacionar informações representadas em diferentes formas e conhecimentos disponíveis em situações concretas, para construir argumentação consistente
Se o item anterior é tradicionalmente mais relacionado às exatas, construir argumentação seria tipicamente lembrado como algo relativo à prova de redação. No entanto, isso pode ser cobrado de maneira que o aluno precise entender qual a argumentação que determinado autor está utilizando em um texto de referência nos enunciados, como destaca o diretor do Cursinho da Poli: “por exemplo, se há na prova o depoimento de um jornalista e, dentro da argumentação que ele coloca, a alternativa é a síntese ou a continuação da fala desse jornalista, você está fazendo um exercício de argumentação”.



Eixo nº5 - Elaborar propostas: recorrer aos conhecimentos desenvolvidos na escola para elaboração de propostas de intervenção solidária na realidade, respeitando os valores humanos e considerando a diversidade sociocultural.

Embora a prova seja feita em testes, é possível analisar a capacidade de elaboração de propostas do estudante avaliando como ele faz suas opções entre as diversas propostas de intervenção disponíveis. De acordo com Paoliello: “é possível fazer isso tanto em redação, escrevendo a proposta em si, quanto em matemática, em que as alternativas mostram escolhas baseadas numa análise quantitativa. Já caíram questões de um fato social em que um gestor tem que escolher entre uma ação e outro baseado em dados matemáticos. Então não é propriamente o estudante que está elaborando, mas ele está optando pela elaboração de uma proposta de intervenção.”



A redação do Enem

Os critérios e competências que compõe a redação são diferentes dos que são avaliados nos testes, no entanto, de acordo com o professor, os eixos cognitivos podem ser observados também nos requisitos para a construção do texto. “O aluno tem que ter a competência nessas 5 situações (os eixos cognitivos) para construir uma boa redação. Tem que ter argumentos sólidos, utilizar a linguagem de forma adequada, tanto no que diz respeito ao texto argumentativo-dissertativo, como a variante formal da língua portuguesa. E o enunciado da redação pede explicitamente uma proposta de argumentação que não fira os direitos humanos”, comentou o professor.



Sobre o Enem 2015
As provas do Enem 2015 acontecem nos dias 24 e 25 de outubro. O período de inscrição acontece entre os dias 25 de maio e 5 de junho. O valor da taxa de inscrição será de R$ 63 e deve ser paga até às 21h59 até o dia 10 de junho somente no Banco do Brasil por meio da Guia de Recolhimento da União (GRU simples). Não haverá prorrogação do prazo de pagamento da taxa de inscrição. Confira aqui todas as informações do edital do exame.

 



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