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Como diminuir o estresse antes do Enem 2015

      
Fonte: Shutterstock

Faltando pouco para o Enem 2015, muitos estudantes enfrentam um problema bastante comum nos dias atuais: o estresse. A ansiedade sobre o que aparecerá na prova, somada à grande quantidade de conteúdos a serem estudados podem resultar em um quadro de irritabilidade, que muitas vezes é prejudicial ao desempenho do aluno.

 

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Sabendo disso, confira abaixo 5 dicas para ajudá-lo a enfrentar essa tensão antes das provas e amenizar a sensação de nervosismo antes do exame:

 

1 - Esteja familiarizado com o formato da prova

Assim como em qualquer vestibular, o aluno que fará o Enem deve estar ciente sobre o formato da prova. Qual é o modelo de questões que costuma aparecer? Que tipo de textos são usados nelas? Essas são algumas perguntas que podem ser esclarecidas pelo estudante. É importante saber o número de questões da prova, assim como quais serão as matérias para cada dia. Uma boa dica é realizar alguns simulados para se preparar antes do dia do exame.

 

2 - Priorize as matérias mais difíceis

Durante a revisão final para o exame, é importante focar apenas naqueles conteúdos que merecem mais atenção. Isso porque, ao estudar vários conteúdos de uma vez, a sensação de ansiedade e estresse pode aumentar, prejudicando-o. Se você tem mais dificuldade com Matemática, por exemplo, priorize a revisão desse conteúdo.

 

3 - Estude no momento mais adequado a você

Estude naquele momento em que você se julga mais produtivo. Por exemplo, se você consegue render mais durante a noite, escolha esse momento para rever os conteúdos. Fazer isso no momento inadequado pode aumentar a sua irritabilidade fazer com que você se sinta mais cansado. Contudo, lembre-se de priorizar as suas horas de sono e não as troque pelos estudos. Dormir corretamente também é fundamental para manter a calma antes do Enem.

 

4 - Equilibre os estudos com atividades de lazer

Dar uma pausa nos estudos para fazer outras atividades é fundamental para amenizar o estresse. Procure reservar um tempo para fazer algo que gosta, seja praticar um esporte, ler, ouvir música ou encontrar os amigos. O importante é manter o equilíbrio nesse período de preparação para as provas.

 

5 - Alimente-se bem

Assim como o sono, uma alimentação adequada também é imprescindível para evitar o estresse. Não pule refeições e ingira alimentos saudáveis, ricos em nutrientes e proteínas.



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