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Redação Enem 2016: como escrever o desenvolvimento/argumentação; baixe apostila grátis

      
Fonte: Shutterstock
Neste ano, as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) acontecerão em 5 e 6 de novembro. Além das questões objetivas, os alunos precisam produzir, no segundo dia de avaliações, uma redação dissertativa-argumentativa.

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A redação do Enem é parte essencial da prova, já que tem critério eliminatório e elimina da disputa por uma vaga na universidade os candidatos que recebem nota zero da banca corretora. Quem não consegue alcançar uma pontuação mínima também fica de fora dos processos seletivos do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), do Programa Universidade para Todos (ProUni) e do Programa de Financiamento Estudantil (Fies).

Devido a importância de produzir um bom texto, que siga os critérios exigidos no edital do Enem, a Universia Brasil entrevistou a coordenadora de redação do Curso Poliedro Gabriela de Araújo Carvalho, que reuniu os principais conselhos para produzir uma redação nota 1.000. A seguir, confira as dicas da professora para produzir um bom desenvolvimento:

Desenvolvimento

O desenvolvimento, também conhecido como argumentação, é o espaço no qual o candidato deverá expor a percepção social do problema apresentado na tese, os fatores que alimentam sua existência e os agentes envolvidos na questão.

Segundo Gabriela, o desenvolvimento pode ser segmentado em dois parágrafos, ou até três, o que não é muito indicado pela professora. “É possível que três parágrafos não caibam na folha de redação, que tem 30 linhas curtas. Portanto, isso só é indicado quando o candidato está habituado a fazer e também quando o texto estiver dando certo. Se o estudante estiver inseguro, é melhor fazer só dois”, opina. Cada parágrafo deve conter um tópico da argumentação.

Muitos defendem que oprimeiro parágrafo do desenvolvimento da redação deve conter a chamada “argumentação histórica”, em que é apresentada uma espécie de “linha do tempo” do problema. No entanto, a professora do Poliedro diz que esse modelo não é mais uma regra e pode até gerar problemas para o candidato.

“ Percebo que ano a ano tem se cobrado uma argumentação cada vez mais elaborada. Por isso, é um pouco arriscado dizer para o aluno começar pela argumentação histórica, pois muitas vezes ele se perde e acaba só expondo fatos, ao invés argumentos. No entanto, se ele conseguir ligar o fato histórico ao contemporâneo, não há problema nenhum”, comenta.

Para os que tiverem dificuldade de fazer essa conexão do passado com o presente, o melhor, segundo a professora, é apresentar a história na introdução e deixar os dois parágrafos do desenvolvimento somente para a argumentação propriamente dita.

Os agentes do problema

Quando, no desenvolvimento, o aluno apresentar os agentes do problema, ou seja, as organizações, pessoas, órgãos públicos e fenômenos responsáveis pela questão, é preciso estar atento para mencionar os mesmos na conclusão do texto. “Se o candidato descreve que, por exemplo, a causa da violência contra a mulher é uma questão cultural, lá no final ele terá que defender isso novamente”, explica Gabriela.

Conectivos

O uso de elementos de coesão, ou conectivos, é visto com bons olhos pelos corretores da prova. Para o Enem, não há nenhum problema em lançar mão de vários conectivos e posicioná-los no início da frase. No entanto, para outros vestibulares, como a Fuvest, isso não é muito bem aceito e pode, inclusive, fazer o aluno perder nota.

Gabriela lembra que a competência de número quatro da prova de redação do Enem é justamente sobre o uso de conectivos. “ Na correção, são contados quantos conectivos diferentes o aluno usou no texto. Então, é importante ter variedade e que estejam presentes no começo ou meio da frase”, comenta.

“Desde que”, “nesse meio tempo”, “além disso”, “afim de” e “por isso”, são alguns exemplos de elementos de coesão da língua portuguesa.

A seguir, confira o infográfico com a fórmula para escrever o desenvolvimento/argumentação da redação do Enem:




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