Notícias

Professor comenta como a ética e os valores ajudam a criar o ambiente que esperamos [TRILHA DE FORMAÇÃO]

      
Professor comenta como a ética e os valores ajudam a criar o ambiente que esperamos [TRILHA DE FORMAÇÃO]
Professor comenta como a ética e os valores ajudam a criar o ambiente que esperamos [TRILHA DE FORMAÇÃO]  |  Fonte: Universia Brasil

Tendemos a pensar que um ambiente melhor necessita de fatores externos para acontecer e, com a mesma frequência, nos esquecemos que nós somos componente desse cenário e, como parte dele, precisamos fazer a nossa parte. É em cima disso que o professor de filosofia e ética da Universidade de São Paulo (USP), Clóvis de Barros Filho, trabalha ao expor como podemos tomar decisões que reflitam no que queremos para o todo.

Utilizando o trágico episódio do atentado terrorista aos jornalistas do jornal satírico francês Charlie Hebdo, Barros Filho explica como os nossos valores refletem e movem a sociedade. Ele antecipa que a ética e os valores regem a humanidade ao longo de sua história desde sempre e que, eventualmente, os temas que os pautam variam. Em geral, a religião é quem predomina mais, porém, há variações de cultura para cultura.

Em relação ao Charlie Hebdo, ambas as partes – tanto o jornal, quanto os terroristas – questionaram seus valores e assumiram os caminhos que mais condiziam com eles. O professor resume, então, que todas as perguntas relacionadas a isso sempre recaem na mesma questão: em qual mundo queremos viver e qual é o melhor caminho para que ele aconteça?

Transportando para as empresas, Clóvis afirma que o debate de valores é constante, porém, falta a elas questionar se as coisas realmente precisam ser do jeito que são. É preciso, segundo ele, tornar os questionamentos mais complexos e profundos. Barros conta como as empresas acabam enveredando por uma “lavagem cerebral” quanto a valores, espalhando banners e mensagens, mas raramente refletindo de modo crítico sobre eles.

Ao longo de sua fala, ele ainda ressalta como a vontade de poucos às vezes se sobrepõe a de muitos, e que isso pode ser prejudicial a longo prazo. As necessidades do marketing em contrapartida com os valores pregados da empresa também fazem parte dos pontos abordados pelo professor, que ainda traz para a realidade empresarial a própria questão de ética e valores brasileiros – e como isso afeta tanto em cenários macro quanto micros.

A plataforma online criada pela Universia Brasil com a HSM Experience, na qual se encontra a análise de Clóvis de Barros Filho, tem como objetivo tornar esse início mais claro e ensinar o jovem os caminhos que levam a companhias bem-sucedidas. Para isso, por meio de experts na área, os conteúdos apresentam foco em ações voltadas para novas práticas, desenvolvimento de projetos e o incentivo à criatividade, visando um mundo menos desigual e mais sustentável.

Universia Brasil e HSM Experience lançam trilha de conhecimento sobre empreendedorismo universitário. Conheça!


Tags:

Aviso de cookies: Nós usamos cookies próprios e de terceiros para melhorar os nossos serviços , para análise estatística e para mostrar publicidade. Se você continuar a navegar considerar a aceitação de seu uso nos termos estabelecidos nos Política de Cookies.