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6 hábitos simples para deixar de pensar demais nas coisas

      
6 hábitos simples para deixar de pensar demais nas coisas
6 hábitos simples para deixar de pensar demais nas coisas  |  Fonte: Shutterstock

Um hábito que impede muita gente de viver a vida que elas querem é o de pensar demais nas coisas. Elas analisam cada pequeno problema até que ele se torna algo bem maior e mais assustador do que ele realmente é. Pensar demais sobre coisas positivas até que elas deixam de ser tão boas assim. Ou pensar tanto sobre algo que a felicidade do momento desaparece.

Claro que refletir sobre as coisas pode ser bom, mas pensar demais pode resultar em alguém que fica paralisado na vida, que sabota a própria felicidade. A seguir, descubra como parar de analisar sua vida além do necessário com esses 6 hábitos:

1. COLOQUE AS COISAS NUMA PERSPECTIVA MAIOR

É muito fácil cair na armadilha que pensar demais nas coisas pequenas da vida. Então, quando você se pegar pensando sobre algo exaustivamente se pergunte: isso vai importar em 5 anos? Em 5 semanas? Na maioria das vezes, a resposta é não.

2. COLOQUE PRAZOS CURTOS PARA TOMADA DE DECISÕES

Quando você não tem um prazo para tomar decisões e tomar ação você pode acabar revirando os seus pensamentos por uma quantidade excessiva de tempo, e isso é paralisante. Então, aprenda a tomar decisões com mais eficiência impondo uma data limite para a tomada de decisões.

Para decisões pequenas, como lavar a louça ou responder um e-mail, defina um limite curto, como 30 segundos. Para decisões maiores, permita-se pensar por 30 minutos, e dedique esse tempo inteiramente à essa tomada de decisão. De preferência com a ajuda de um caderno e uma caneta para organizar suas ideias.

3. TORNE-SE UMA PESSOA DE AÇÃO

Quando você sabe como agir todos os dias consistentemente você vai procrastinar menos com os seus pensamentos. Dar pequenos passos para a frente e focar neles ajuda você a se manter no presente. Funciona bem porque você não se sente sobrecarregado, e passos pequenos não devem deixa-lo paralisado com medo (se eles deixarem, é hora de diminuir o tamanho desse passo).

4. PERCEBA QUE VOCÊ NÃO PODE CONTROLAR TUDO

Revirar uma ideia ou situação infinitas vezes pode ser uma forma de tentar controlar tudo. Cobrir todas as eventualidades para prevenir a ocorrência de um erro, fracassar ou fazer papel de bobo. Mas essas coisas fazem parte de uma vida em que você sai da sua zona de conforto, e são necessárias para que você chegue onde quer chegar. Não acredite nos filmes, todo mundo erra muito antes de conseguir acertar alguma coisa.

Pare de tentar controlar tudo, e admita para si mesmo que isso é impossível. Pode demorar, afinal isso não é fácil, então comece com passos pequenos.

PARE SITUAÇÕES QUE NÃO PERMITEM QUE VOCÊ PENSE DIREITO

Antes de dormir, quando se está com fome ou em outras situações em que o seu corpo não colabora, é quando os pensamentos negativos invadem a mente. Por isso, você precisa desenvolver o hábito de dizer não para si mesmo.

Uma boa prática é separar alguns minutos por dia para analisar qualquer preocupação que apareça ao longo do dia. Você anota o problema num papel e se promete que vai pensar nele mais tarde. Marque 10 minutos depois do almoço, ou de manhã, para pensar nos problemas. Se eles não te preocuparem mais, passe para o próximo. Assim você permite que sua mente fique livre de pensamentos tóxicos pela maior parte do dia, e pode lidar com eles com a mente limpa.

Na maioria das vezes vão ser problemas insignificantes, que nem serão mais relevantes na manhã seguinte e você se livra da preocupação.

6. NÃO SE PERCA EM MEDOS VAGOS

Medos vagos são aqueles que poderiam acontecer em uma situação vaga da sua vida. Esse tipo de pensamento costuma originar cenários desastrosos e vagos. Para combater esse tipo de pensamento se faça a seguinte pergunta: qual o pior que poderia acontecer? Quando você traz foco à situação acaba percebendo que, além de ser altamente improvável, o pior cenário nem é tão ruim quanto o desastre vago imaginado originalmente.

Se o desastre é mesmo tão ruim quanto sua mente assustada imaginava, pense: eu posso fazer algo a respeito? Se a resposta é não, volte para o item 4.

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