Notícias

Quais profissões estão em alta no Nordeste

      
Quais profissões estão em alta no Nordeste em 2017
Quais profissões estão em alta no Nordeste em 2017  |  Fonte: Shutterstock
Veja mais sobre emprego, carreira e dicas sobre o tema.

Setores como Energia, Indústria, Bens de Consumo, Agronegócios e Tecnologia estão entre os que ganharam os melhores aportes em infraestrutura e projetos, tornando a região um polo atrativo para grupos multinacionais e nacionais de grande porte.

Com esse movimento, empresas regionais também passaram por um processo de profissionalização, gerando o aquecimento do mercado e elevando as oportunidades de emprego em determinadas áreas.

Diante disso, que tal conhecer as profissões em alta no nordeste? Continue lendo este post e confira quais são elas!

Áreas e profissões em alta no Nordeste

Segundo a ASAP (consultora de recrutamento, seleção e avaliação de executivos), o foco das companhias na região será em profissionais especializados em resultados, otimização de custos, desenvolvimento de novos negócios e, especialmente, inovação — seguindo as tendências do mercado de trabalho nacional.

Já de acordo com a consultora Fabiana Azevêdo, sócia do Fesap Group no Nordeste, profissões voltadas para as áreas de Finanças, Tecnologia, Marketing, Comercial e Energia se destacam no momento de retomada econômica, e devem se manter em alta.

Dentro da área de Finanças, recebem destaque carreiras relativas à Administração, incluindo Contabilidade, Planejamento financeiro e Controladoria. Esses profissionais, em geral, têm um perfil empreendedor e visão organizacional, características relevantes para as empresas que estão se estabelecendo na região.

Em relação à Tecnologia da Informação, por sua vez, a demanda por mão de obra qualificada é cada vez mais alta.

Isso porque os últimos avanços tecnológicos exigiram das empresas diversas atualizações quanto ao uso de softwares, armazenamento de dados, entre outras ferramentas de gestão. E esse tipo de investimento é fundamental para manter a competitividade no mercado.

Entre as profissões de destaque estão os Desenvolvedores de Aplicativos para Celular e de Software, Analistas SAP, Arquiteto de Soluções, Programadores e Seguranças da Informação.

No segmento de Bens de Consumo, tem crescido a demanda por Executivos Comerciais e profissionais da área de Marketing, especialmente do digital. Afinal, são eles os responsáveis por levar ao público as ideias e os conceitos de empresas e marcas de uma maneira mais persuasiva e interessante.

Por fim, as carreiras inseridas na área de Energia tendem a ser reaquecidas, pois no Nordeste se concentra um número significativo de projetos voltados para energia eólica e solar — fundamentais para o desenvolvimento e crescimento econômico do país.

Como se planejar para fazer carreira no Nordeste

De fato, o Nordeste está com um mercado de trabalho competitivo, que busca profissionais cada vez mais qualificados para suas funções. Por isso, Fabiana sugere que o estudante universitário comece a se preocupar com sua carreira desde o início da vida acadêmica:

É muito importante ter um planejamento de carreira estruturado como guia para o seu crescimento profissional, indicando o ponto de partida, o caminho a ser percorrido e até onde se quer chegar.

Nesse sentido, para criar um planejamento efetivo, o jovem precisa identificar o que o motiva — remuneração, vivências no exterior, estabilidade profissional, empreendedorismo —, para traçar as metas que o permitam alcançar esses objetivos profissionais.

Mas só o plano não basta: um profissional qualificado é aquele que consegue equilibrar a vida acadêmica com estágios, pesquisas, programas de voluntariado e atuação em iniciativas estudantis.

É o que Fabiana explica, ao afirmar que é importante que o jovem dedique parte do seu tempo para aperfeiçoar outro idioma, especialmente o inglês:

É fundamental adquirir experiências e incrementar o currículo antes de conquistar o primeiro emprego efetivo. Afinal, no Nordeste há diversas multinacionais. Para integrá-las, é preciso saber falar outra língua além do português.

Mais detalhes sobre algumas profissões em destaque

1. Administrador de empresas

O administrador acompanha as diversas áreas do negócio, podendo organizar, planejar, liderar e controlar os rumos da empresa. Por isso, além da visão organizacional abrangente, costuma ter um perfil flexível, interessante para empresas inovadoras (geralmente enxutas) que estão se estabelecendo na região Nordeste.

O estudante que opta por essa formação encontra oportunidades em diversos setores. Basta direcionar o seu aprendizado às áreas que mais lhe interessarem, e se especializar.

2. Controller (Coordenador de Controladoria)

Um controller tem participação ativa no desenho do planejamento estratégico de uma empresa. Ele monitora todos os seus dados financeiros, contábeis e de performance e, a partir deles, organiza e desenvolve planos econômicos para o crescimento do negócio, além de redução de perdas e custos.

Geralmente formados em Economia, Ciências Contábeis ou Administração, esses profissionais são especialmente demandados na região Nordeste por empresas novas ou em processo de expansão.

3. Profissional de vendas

Ele desenvolve, gerencia e analisa estratégias de comercialização de produtos e serviços. Além disso, cria planos de atuação visando atingir os objetivos da empresa e aumentar a sua competitividade no mercado.

Em um período de recessão econômica, a atuação estratégica e direcionada desses profissionais pode fazer toda a diferença para a empresa. Jorge Abrantes Neto, vice-presidente regional da Asap, destaca a importância de um escritório comercial no Nordeste, por exemplo.

Ele afirma que, embora a empresa não tenha planta na região, é necessário marcar presença por lá. E essa prerrogativa abre inúmeros postos de trabalho para pessoas com perfil comunicativo, expansivo e dinâmico — qualidades típicas de um bom profissional de vendas.

4. Profissional de Marketing Digital

Grosso modo, o profissional de Marketing é responsável por levar a marca e o seu conceito ao público-alvo de maneira atrativa.

Já o Marketing Digital — esse desdobramento do Marketing, em crescimento acelerado nos últimos anos — utiliza ações estratégicas online para auxiliar empresas a se posicionarem no ambiente digital, garantindo a exposição da marca e o retorno positivo nessas mídias.

Assim, suas funções abrangem desde a criação de campanhas em redes sociais e e-mails marketing até o atendimento aos clientes, em si.

5. Analista SAP

O SAP (Systems Applications and Products) é um sistema de gestão empresarial, por meio do qual é possível encontrar soluções informatizadas para a melhoria de todos os processos da empresa.

Os softwares SAP dividem-se em módulos específicos para cada setor da empresa: módulos de logística, financeiro, recursos humanos etc. Assim, quanto mais módulos o especialista conhecer com propriedade, mais valioso ele será para a empresa.

Também, vale a pena ressaltar que, para atuar na área é necessário um certificado específico.

6. Gerente de Supply Chain

O gerente de Supply Chain, também chamado de gerente de Suprimentos, é quem organiza a compra de todos os materiais utilizados pela empresa na fabricação de seus produtos.

É ele, em suma, quem busca o menor preço e analisa a real necessidade desse tipo de despesa, garantindo bons investimentos, qualidade e o cumprimento de prazos ao longo de toda a cadeia de produção.

7. Profissional de Recursos Humanos

Geralmente, é a primeira pessoa contratada assim que uma empresa inicia as suas operações em determinada região.

Esse profissional exerce o papel fundamental de encontrar e reter os talentos, que constituirão o patrimônio mais importante de qualquer negócio: as pessoas. Para tanto, deve ter um perfil perceptivo, analítico, inovador e comunicativo.

8. Gerente de produção

De fato, grandes empresas estão escolhendo a região Nordeste para a instalação de suas fábricas. Bons exemplos são a multinacional Kimberly Clark e o grupo O Boticário, que instalaram novas plantas no estado da Bahia. A Mondelez também está presente no Nordeste, mas optou por Pernambuco.

E o interesse dessas indústrias pela região aumenta a demanda pelo profissional que cuida da produção e qualidade dos produtos. Esse é o gerente de produção, que, segundo o vice-presidente da Asap, tem como foco organizar tudo que envolve o bom funcionamento de uma indústria.

9. Segurança do Trabalho

Essa área, obrigatória dentro das empresas, corresponde a toda elaboração, implementação e fiscalização de normas para prevenir acidentes de trabalho. Trata-se de um ramo da engenharia, cuja oferta de emprego costuma ser alta, devido à escassez de profissionais com essa formação.

10. Profissional de Tecnologia da Informação

Presente em quase todas as listas de profissões do futuro, a área da Tecnologia da Informação não poderia ficar de fora desta!

Seja em empresas modernas ou tradicionais, a necessidade de organizar dados de maneira segura, automatizar processos e se adequar às mudanças tecnológicas fez desses profissionais essenciais nos últimos anos.

Cursos como Ciência da Computação, Engenharia da Computação e Gestão de TI são algumas das opções para quem pretende trabalhar nessa função.

Enfim, essas são algumas das profissões em alta no Nordeste! Como vimos, à medida que a região vira polo para as empresas, novas funções e oportunidades surgem todos os dias.

Observando esse movimento, a tendência é que as universidades adéquem os seus cursos e criem novas opções, cada vez mais direcionadas às habilidades exigidas pelas companhias. Então, esteja atento às necessidades do mercado, trace um plano e siga em frente!

E agora, se este conteúdo foi útil para você, aproveite para compartilhá-lo com seus amigos nas redes sociais!

Aproveite também para baixar nosso guia gratuito de como escolher a profissão para seu futuro! 



Tags:

Aviso de cookies: Nós usamos cookies próprios e de terceiros para melhorar os nossos serviços , para análise estatística e para mostrar publicidade. Se você continuar a navegar considerar a aceitação de seu uso nos termos estabelecidos nos Política de Cookies.