COMEÇANDO UM NEGÓCIO PRÓPRIO: o que você precisa saber sobre o nome da sua empresa

Pode pesquisar por: cursos, universidades, áreas de interesse, localização...
O nome legal da sua empresa é um aspecto importante de estabelecer. Ele não é necessariamente a mesma coisa que o nome fantasia. O nome fantasia é aquele pelo qual as pessoas conhecem a sua empresa. É o que você usa em anúncios, cartazes, logos e mostra para clientes. Já o nome legal é o reconhecido pela lei. Você usa ele para assinar contratos e obedecer a leis.
Siga a série Aprendendo a Empreender
Eles podem ser nomes completamente diferentes ou iguais. No entanto, você precisará dos dois. A maioria dos estados requer que negócios tenham nomes legais, já que eles são necessários para que a sua empresa seja capaz de fazer transações legais sob o próprio nome. Se você não registrar o seu nome, outros negócios não saberão que você existe e podem pegar o seu nome.
Outra razão para registrar o nome da sua empresa são os bancos. Uma instituição financeira dificilmente vai aceitar fazer negócios com uma empresa que não é registrada. A importância de ter uma conta bancária para a sua empresa é inquestionável, afinal essa é a única forma de ter cheques e pagamentos sendo feitos no nome do empreendimento.
Para registrar a sua empresa, você precisará pagar uma taxa ao INPI. O preço varia, mas não passa de R$ 500. Eles vão conferir se o nome que você quer já está tomado. Se tudo estiver certo, pedirão por alguns documentos seus e da sua empresa. Tudo isso pode ser feito através do site do INPI. Alguns outros benefícios de ter o seu nome registrado:
1. Operar e anunciar sob o seu nome de negócios;
2. Prevenir que outros negócios do seu estado usem o mesmo nome que você;
3. Ganhar uma imagem mais profissional.