Notícias

APRENDENDO A EMPREENDER: descubra as ferramentas de comunicação básicas para a sua empresa

      
APREENDEDO A EMPREENDER: descubra as ferramentas de comunicação básicas para a sua empresa
APREENDEDO A EMPREENDER: descubra as ferramentas de comunicação básicas para a sua empresa  |  Fonte: Shutterstock

SEJA UM USUÁRIO UNIVERSIA E PARTICIPE DE UM CLUBE DE VANTAGENS EXCLUSIVO!

Crie seu cadastro grátis

As ferramentas específicas que podem ser usadas para comunicação são muitas, e variam muito dependendo do tipo de indústria na qual você trabalha e em quem são os seus clientes. Os limites entre essas ferramentas também estão ficando cada vez mais difíceis de perceber. Um celular, por exemplo, pode conter todas as utilidades de um computador. Mas para essa discussão, cada aparelho será apresentado como uma entidade separada.

Siga a série Aprendendo a Empreender

A seguir, entenda quais são as melhores opções de ferramentas de comunicação para a sua empresa e como usá-las:

TELEFONE

Todo negócio deve começar com pelo menos uma linha fixa disponível para clientes. É uma boa ideia garantir que mensagens possam ser deixadas quando ninguém puder atender, e melhor ainda que alguém sempre possa atender nas horas comerciais. Algumas dicas para essa ferramenta:

1. O telefone deve ser tratado como uma ferramenta de negócios importante. Grave uma mensagem de voz indicando quando você vai retornar a ligação e cheque por mensagens na caixa postal com frequência.

2. Tenha números de telefone diferentes para a sua empresa e para uso pessoal. Não tenha familiares atendendo o telefone da empresa, e instale uma nova linha antes de começar.

3. Atenda ligações anunciando quem você é e informando o nome da empresa. Manter a educação por telefone é vital para mostrar profissionalismo.

CELULARES

Por mais que os telefones sejam importantes, os celulares não deixam de ser uma necessidade. Assim como no caso anterior, consiga outro número para o seu negócio. A maioria das operadoras tem planos voltados para empresas, que podem ser mais vantajosos do que o seu plano pessoal. Além disso, um segundo número garante mais profissionalismo para o seu negócio e permite que clientes e funcionários que precisam falar com você urgentemente consigam falar com você sempre.

VÍDEO E CONFERENCIAS ONLINE

As videoconferências permitem que você use a internet para falar com clientes como se eles estivem com você pessoalmente. Trata-se de uma ótima ferramenta para reuniões à distância ou até mesmo encontros de última hora. Com ferramentas como o Hangouts do Google ou o Skype você pode compartilhar documentos e se comunicar com alguém “pessoalmente” sem ter que sair do escritório.

REDES SOCIAIS

Pequenas empresas não podem subestimar a importância de colocar sua empresa nas redes sociais. Sites como o Facebook, LinkedIn e Twitter são onde os seus clientes estão, e você precisa fazer o esforço de ir até eles. Para isso, é importante ter uma marca clara para a sua empresa e saber quem você quer atingir, e que impressão quer deixar da sua empresa. Dependendo da sua área, talvez demonstrar seriedade não funcione tão bem quanto usar humor, e o Facebook pode ser uma rede menos eficiente que o LinkedIn.

COMPUTADORES

Apesar dos grandes avanços da tecnologia e dos celulares, você ainda vai precisar de ao menos um computador para gerir qualquer negócio. Um sistema desse tipo deve incluir:

1. Uma unidade de processamento básica: suas opções estão entre um computador e um MAC. A primeira opção costuma ser a mais popular, pelo preço mais baixo e acessibilidade de programas. Mas o MAC pode ser uma boa opção se sua empresa vai lidar muito com design e gráficos.

2. Uma tela

3. Conectividade à Internet

4. Uma impressora

5. Um antivírus

6. Softwares são absolutamente necessários e podem sair um pouco caros dependendo das necessidades da sua empresa. Por isso, leve essa necessidade em consideração no momento da compra



Tags:

Aviso de cookies: Nós usamos cookies próprios e de terceiros para melhorar os nossos serviços , para análise estatística e para mostrar publicidade. Se você continuar a navegar considerar a aceitação de seu uso nos termos estabelecidos nos Política de Cookies.