Notícias

As vantagens e desvantagens do modelo de ensino sala de aula invertida

      
As vantagens e desvantagens do modelo de ensino sala de aula invertida
As vantagens e desvantagens do modelo de ensino sala de aula invertida  |  Fonte: Shutterstock

SEJA UM USUÁRIO UNIVERSIA E PARTICIPE DE UM CLUBE DE VANTAGENS EXCLUSIVO!

Crie seu cadastro grátis

O modelo de ensino das salas de aula invertidas propõe que o ensino seja encarado de uma forma diferente: os alunos absorvem o conteúdo passivamente em casa, por meio de livros e aulas gravadas, e realizam atividades em grupo e resolvem exercícios em sala de aula. Essa inversão está sendo implantada em salas de aula de todos os graus de educação.

Para saber se ele poderia funcionar na sua sala de aula, veja as principais vantagens e desvantagens dele:

Confira outras notícias sobre educação e fique por dentro do universo educativo.

VANTAGENS

A principal vantagem do modelo da sala de aula invertida é que quando o aluno está usando a maior parte da sua energia (tentando resolver problemas, responder perguntas ou trabalhar em grupo), o professor está lá para oferecer ajuda.

Como disse a professora de matemática Michelle Rinehart para o New York Times, o modelo é bom porque “recupera tempo valioso de aula para ser usado em atividades que exigem mais do aluno. Os estudantes gostam de ter mais ajuda e colaboração com esse modelo”.

Ao invés de mandar os estudantes para casa com problemas para eles resolverem por conta, eles vêm para a classe com questões que eles mesmos desenvolveram ao assistir a uma aula gravada. Isso também ajuda educadores a perceber onde a compreensão de um aluno está falhando.

Inverter sua sala de aula também oferece outras vantagens. Como o fato de que, se um aluno assiste à gravação da aula em casa, eles podem aprender no próprio ritmo, pausando e assistindo novamente quando for necessário. Isso é especialmente útil para estudantes que podem se sentir deixados para trás durante as aulas, como é o caso de estudantes com dificuldade em aprendizado.

Além disso, usar o tempo da aula para trabalhar com projetos em grupo melhora as suas habilidades de aprendizado de colega para colega. Muitos estudantes temem projetos em grupo porque uma pequena parte das pessoas acaba sendo responsável por boa parte do trabalho, mas quando o tempo de aula é dedicado a projetos, o trabalho extra desses estudantes deve ser retirado e todo mundo pode aprender melhor.

DESVANTAGENS

Educadores pensando em adotar o modelo da sala de aula invertida devem estar cientes de que existem alguns pontos negativos. O primeiro deles é que é um desafio pedir para professores que eles dediquem o tempo necessário para gravar aulas com antecedência e fazer com que elas sejam divertidas e de qualidade suficiente para prender a atenção dos estudantes em casa.

Do lado dos estudantes, eles devem ter os equipamentos apropriados para assistir às aulas de casa. Isso inclui um computador ou celular e uma internet confiável. Por isso, estudantes mais pobres podem ser prejudicados.

Outro problema é que os alunos podem sentir que, se já aprenderam o conteúdo em casa, eles podem faltar nas aulas. Num nível de ensino superior, relatórios da EDUCASE mostram que alguns estudantes podem sentir que não estão recebendo pelo que pagam, já que sentem que poderiam obter as mesmas informações pela internet. Para combater isso, é importante que as atividades em sala de aula sejam envolventes e engajadoras, ou os alunos vão sentir que estão perdendo seu tempo indo às aulas.

FLIPCON Brasil

O GEN Educação , em parceria com a Universia, traz ao Brasil a primeira edição do FLIPCON Brasil. Trata-se de um congresso mundial sobre flipped learning (sala de aula invertida) que acontecerá no dia 31 de agosto em São Paulo com a participação do educador norte-americano Jonathan Bergmann, pioneiro da Flipped Classroom, da diretora do GEN Educação, Profa. Dra. Andrea Ramal, e do Doutor em Ciências do IME, Gabriel Elmor Filho.

A 1ª FLIPCON Brasil será realizada com um grande diferencial: inscrições gratuitas, em evento destinado a um público muito especial: líderes e gestores do ensino superior brasileiro.



Tags:

Aviso de cookies: Nós usamos cookies próprios e de terceiros para melhorar os nossos serviços , para análise estatística e para mostrar publicidade. Se você continuar a navegar considerar a aceitação de seu uso nos termos estabelecidos nos Política de Cookies.