APRENDENDO A EMPREENDER: como um contador pode ajudar você a conseguir um empréstimo

Pode pesquisar por: cursos, universidades, áreas de interesse, localização...
Cedo ou tarde, toda empresa precisa de algum tipo de financiamento para continuar a crescer. Isso significa falar com bancos e convencer pessoas de que o seu negócio vale o investimento. Idealmente, essa relação de confiança deve ser estabelecida antes de que seu negócio de fato precise do dinheiro.
Mesmo que seja vital que o empreendedor tenha certos conhecimentos de contabilidade e finanças, eles devem ser direcionados principalmente a facilitar a comunicação entre você e um contador.
Siga a série Aprendendo a Empreender
Seria impossível exigir que todos tivessem uma formação completa na área. Por isso mesmo, um contador pode fazer a diferença entre conseguir ou não um empréstimo para impulsionar o crescimento da sua empresa.
Seu contador pode ajudar você a estabelecer essa confiança das seguintes formas:
1. Preparando as demonstrações de fluxo de caixa que vão estimar as necessidades financeiras do seu negócio nos meses que estão por vir.
2. Preparando uma demonstração financeira pessoal, incluindo o balanço patrimonial dos seus bens pessoais e dos seus passivos, assim como uma demonstração de do resultado da sua empresa mostrando qual é o seu fluxo de caixa mensal.
3. Localizando um bancário. O empréstimo de dinheiro é, principalmente, um negócio feito entre pessoas. Conversar com alguém com quem seu contador já fez negócio pode ser de grande ajuda.
4. Melhorando o seu plano de negócios para que o banqueiro o veja.
5. Reunindo todas as informações necessárias de forma organizada e fácil.
Mas para que isso funcione, é vital que as relações com o seu banco se iniciem com antecedência. A razão é simples: assim como qualquer pessoa, bancos são muito mais inclinados a emprestar dinheiro a empresas confiáveis com as quais eles têm relações a longo prazo do que estranhos que acabaram de bater à sua porta pedindo dinheiro.