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O que a nota do MEC diz sobre a instituição de ensino?

      

Mas como saber quais são as boas instituições de ensino superior? Para isso, você pode contar com a nota do MEC (Ministério da Educação). A avaliação é feita por uma autarquia federal ligada ao MEC, o INEP (Instituto Nacional de Ensino e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira). Cursos que obtêm uma nota insatisfatória na avaliação podem ser desativados ou suas instituições podem ter a abertura de novas vagas cortadas pelo MEC. Da mesma forma, as melhores universidades e faculdades, identificadas por notas boas e excelentes, garantem que você terá uma formação de qualidade e um promissor caminho profissional.

Como conferir a nota do MEC

A nota do MEC pode ser conferida no e-MEC. Você pode pesquisar a instituição na qual tem interesse, ou pesquisar o curso que pretende cursar, para observar as notas de cada uma dessas instituições e seus respectivos cursos.

Observe, principalmente, a nota que está no campo IGC. Notas abaixo de 3 não são satisfatórias, e as instituições que obtêm essa nota podem receber as sanções do MEC. Por isso, não é recomendado que você escolha uma dessas instituições. A nota 3 representa uma nota regular, 4 é uma nota boa e a nota 5 é concedida às universidades com nível de excelência, consideradas referência em ensino. Na última avaliação, somente doze universidades alcançaram a nota 5, todas elas públicas.

Como é feita a avaliação da nota do MEC

O sistema que avalia as instituições de Ensino Superior é o Sinaes (Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior), formado por três aspectos principais:

  • a avaliação do desempenho dos estudantes;

  • a qualidade dos cursos e das instituições.

Seguem os indicadores de desempenho usados para avaliar tais aspectos.

ENADE (Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes)

O ENADE avalia o desenvolvimento dos alunos. Para obter o diploma de graduação, os estudantes precisam fazer um exame que observa os seguintes aspectos:

  • conhecimento dos formandos em relação ao conteúdo;

  • habilidades e competências previstos nas diretrizes curriculares do respectivo curso de graduação.

CPC (Conceito Preliminar de Curso)

O CPC avalia a qualidade dos cursos com conceitos de 1 a 5, tanto os presenciais quanto os realizados à distância. Esse indicador leva em consideração os seguintes aspectos:

Cursos com conceito 1 e 2 são considerados insatisfatórios e passam a receber visitas periódicas dos avaliadores do Inep para verificação das condições de ensino, enquanto que os cursos com conceito 3 e 4 podem optar por receber ou não os avaliadores. O CPC é avaliado em um ciclo trienal; os cursos são divididos em três grupos e a cada ano cursos de um grupo específico são avaliados.

IGC (Índice Geral de Cursos)

O IGC avalia a qualidade das instituições, englobando a qualidade de todos os cursos de graduação e pós-graduação stricto sensu (mestrado e doutorado) de cada instituição de ensino superior. Para os cursos de graduação, são utilizados o CPC dos cursos. Já a nota da pós-graduação utiliza a nota da Capes(Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior).

Instituições com IGC inferior a 3 podem ter pedidos de abertura de novos cursos indeferidos pelo MEC, ao passo que instituições com bom desempenho ficam dispensadas da autorização do MEC para abertura de cursos.

5 aspectos considerados na nota do MEC

São estes os aspectos observados pelos técnicos do MEC durante as avaliações.

Qualificação do corpo docente

O CPC avalia a quantidade de professores doutores, de professores mestres e a presença de professores em regime de dedicação integral. Avalia também se a instituição aplica os percentuais mínimos exigidos pela legislação quanto à titulação e o regime de trabalho dos corpos docentes de universidades e centros universitários.

Organização didático-pedagógica e infraestrutura

O CPC avalia os recursos didáticos e a infraestrutura utilizada para o curso. Mais especificamente, avalia a adequação da infraestrutura em relação à proposta de número de alunos, quantidade de turmas, objetivos do curso, estrutura curricular e horário do curso. Comissões especializadas do MEC constatam in loco as instalações físicas.

Desempenho dos alunos

O ENADE avalia o desempenho dos alunos. A cada ano de um triênio o exame é aplicado para estudantes de uma diferente área do conhecimento. O ENADE consiste em uma prova que avalia se os estudantes formandos têm o conhecimento esperado para um aluno que está concluindo o curso, comparando as diretrizes curriculares do curso com o resultado obtido pelos graduandos no exame.

Desenvolvimento dos alunos

O ENADE não consegue, necessariamente, distinguir se os alunos tiveram um bom desenvolvimento dentro do curso. Uma boa nota no exame pode ser consequência de um ensino superior de qualidade ou de uma boa formação prévia do aluno.

Dessa forma, o desenvolvimento dos alunos, ou seja, o que o curso superior agregou à formação do aluno, é observado pelo IDD, que compara a nota do ENADE com a nota do ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio). O estudante interessado em saber mais sobre a formação oferecida por um curso pode observar no site do MEC, além da nota do ENADE, também o IDD, e assim terá uma melhor visão sobre a qualidade do curso.

Satisfação dos alunos

O ENADE avalia também a satisfação dos alunos com o curso, com base em um questionário respondido por eles, o Questionário do Estudante, que tem por objetivo identificar o perfil socioeconômico do estudante e obter sua opinião sobre seu processo formativo, o que também é uma forma de avaliar o curso e a instituição. As informações obtidas nessa pesquisa são utilizadas em indicadores de qualidade como o CPC e o IGC.

Agora que você já conferiu o que a nota do MEC avalia, está mais preparado para escolher bem onde cursar a sua graduação.

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