Notícias

5 estratégias docentes que funcionam em sala de aula

      
O professor pode dar um passo atrás e permitir que os alunos aprendam uns com os outros
O professor pode dar um passo atrás e permitir que os alunos aprendam uns com os outros
  • O constante avanço da tecnologia obriga os professores adaptarem os meios de ensino.
  • O comportamento e a forma de encarar o aprendizado tem mudado de geração em geração.
  • Não é só importante que estejam atentos ao professor, mas que saibam também trocar ideias entre os colegas.

O exercício da docência tem evoluído com rapidez nos últimos anos, devido a que as ferramentas educativas avançam conforme as mudanças tecnológicas e cada geração de alunos é diferente de outra. Para isso os professores têm que se adaptar e inovar constantemente e procurar novas vias para que os estudantes consigam assimilar o conhecimento.

Um pesquisador neozelandês especialista em educação, John Hattie, realizou um ensaio sobre como aumentar o impacto do aprendizado. Seu objetivo era que os professores pudessem compreender melhor o processo de aprendizagem através dos olhos de seus estudantes.

Suas conclusões foram resultado de 15 anos de investigação. Hattie destacou que a maneira que os alunos aprendiam, dependia de certa forma do proceder dos professores na sala de aula. Ou seja, o sucesso do aprendizado dos estudantes estava ligado ao quanto as estratégias que os docentes aplicavam eram eficazes. As 5 estratégias mencionadas foram:

1. Explicar as coisas com clareza

Não existe nada pior para um aluno do que se sentir perdido na sala de aula. Não ter ideia da matéria que está sendo dada, nem saber qual será a próxima matéria a ser dada deixa o aluno muito desanimado.

Por isso, o professor tem a tarefa de apresentar desde o primeiro dia as matérias que serão vistas durante o ano e se comprometer a fazer o mesmo mecanismo cada vez que comece uma unidade nova. Assim, os estudantes já são capazes de saber o que se espera deles e quais os passos que tem que ser dados para ter sucesso nesta matéria.

2. Permitir o intercâmbio de ideias

Já não existe a possibilidade de assistir à aula para ser um agente passivo. Os estudantes estão acostumados às redes sociais, onde podem dar sua opinião e comentar sobre os mais variados assuntos o tempo todo. Esta dinâmica deve ser utilizada na área educativa.

Os professores têm que dar um passo atrás de vez em quando para permitir que a troca de ideias entre os alunos aconteça. A ida e volta permite que os alunos aprendam uns dos outros e termina sendo uma ótima oportunidade para que o docente observe se realmente os alunos compreenderam os conceitos e os conteúdos dados em sala de aula.

3. Dar o feedback sempre que possível

É muito mais simples levar as tarefas para casa, corrigi-las e devolvê-las no dia seguinte com a nota, mas esta não é a opção mais eficaz. Para que os estudantes saibam se realmente estão melhorando, o professor deve ser o encarregado dar aos alunos um feedback do que fizeram. Uma das formas em que isto pode ser feito é falar com toda a classe e apontar as debilidades que ainda existem e discutir o que podem fazer para melhorar.

4. Fazer avaliações sobre o processo de formação

Além das clássicas provas para avaliar o que foi aprendido, o professor deverá fazer avaliações para analisar o processo de formação de seus alunos. Comparar o desempenho que estão tendo com as metas que deveriam ir cumprindo, conforme os objetivos estabelecidos desde um princípio. Fazer pequenas e frequentes avaliações permitirá ao professor a adaptar os materiais e a velocidade com a que avança com a matéria. Inclusive é possível pedir aos alunos que avaliem a forma de agir do professor.

5. Fomentar a autosuficiencia dos algunos

O professor deve dar a possibilidade para que o aluno aprenda a se organizar, a criar seu próprio plano de ação e a avaliar seu próprio trabalho. Se os alunos são conscientes de sua própria maneira de pensar e de agir a nível acadêmico, conseguirão modificar condutas e alcançar suas conquistas, muito mais do que se tivessem um professor que lhes obrigasse a realizar as tarefas.



Tags:

Aviso de cookies: Nós usamos cookies próprios e de terceiros para melhorar os nossos serviços , para análise estatística e para mostrar publicidade. Se você continuar a navegar considerar a aceitação de seu uso nos termos estabelecidos nos Política de Cookies.