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Dicas de como escrever e-mails para vagas de emprego

      
Antes de enviar o seu e-mail revise todos os detalhes
Antes de enviar o seu e-mail revise todos os detalhes
  • Você acaba de encontrar uma oferta de trabalho que encaixa 100% com você.
  • É hora de personalizar o seu currículo, fazer uma boa carta de apresentação e você se dispõe a enviar a sua candidatura por e-mail.
  • Então, em muitas ocasiões vem à sua mente: “como escrever para garantir que o meu currículo chegue às mãos adequadas?” “Como chamar a atenção do recrutador?”

Uma das formas de procurar emprego é mandar e-mail para as empresas que você tem interesse em trabalhar ou que tenham vagas disponíveis. Por mais estranho que possa parecer, mandar e-mails diretamente demonstra interesse por parte do candidato. 

1. Seja objetivo

Deixe muito claro quais são as suas intenções profissionais. Você procura por um estágio ou cargo de carteira assinada? Em quais horários você está disponível? Não deixe que o gestor tenha dúvidas sobre seus objetivos. Preste atenção no título do e-mail também: coloque exatamente sobre o que se trata. Evite que a pessoa tenha que abrir o e-mail para saber o assunto.

2. Pesquise

Não mande um e-mail com o seu currículo caso não tenha pesquisado bem sobre a empresa ou caso você não saiba quem irá receber o arquivo. Enviar o e-mail diretamente para a pessoa responsável mostra que você se preocupou em pesquisar os contatos corretos e isso, com certeza, é um diferencial.

3. Faça um resumo

Não mande o e-mail em branco ou somente falando que seu currículo está em anexo. Escreva um resumo sobre quem você é, suas principais qualidades e objetivos na empresa. Evite escrever muito, pois o e-mail não é a entrevista. Depois, você terá outras oportunidades de se estender mais.

4. Fique atento à linguagem

Corrija todos os erros de português que seu e-mail possa conter. Peça para amigos lerem, transcreva em corretores automáticos e, se precisar, consulte um dicionário. Erros de português “enfeiam” qualquer currículo, por mais qualificado que você seja.

5. Espere

É normal que a pessoa responsável demore uns dias para responder seu e-mail. Não fique perguntando várias vezes se eles receberam seus dados - duas semanas é um bom intervalo para verificar se o e-mail chegou. Se mesmo depois disso não houver resposta, pule para a próxima vaga.


Uma dica valiosa: envie sempre a sua carta de apresentação e seu currículo em formato PDF, com a finalidade de evitar que o seu documento chegue em um formato desencaixado. Quando você envia o seu currículo em formato Word, é habitual que a pessoa receba o currículo apareça sem o formato que você estipulou. Imagine a má impressão que isto pode causar ao selecionador, por isso leve este detalhe em conta.



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