• Quem é você?

Notícias

Candidatos: seu dever é estudar a empresa para a qual estão se candidatando

      
Candidatos: seu dever é estudar a empresa para a qual estão se candidatando
Candidatos: seu dever é estudar a empresa para a qual estão se candidatando  |  Fonte: Universia Brasil
Notícias Seu Emprego, Universia Brasil

SEU EMPREGO

Recrutadores convidados pela Universia Brasil falam sobre como conseguir um emprego, mercado de trabalho e desenvolvimento profissional. Acompanhe a série

Cadastre seu CV grátis na Universia Emprego

Cadastre grátis aqui

Assim que se inscreve para um processo seletivo de emprego, o profissional que quer conquistar a vaga tem uma missão: estudar, a fundo, a empresa para a qual se candidatou. Eventualmente, ao longo das fases, o candidato será questionado sobre temas voltados para a realidade da organização contratante. Por isso, a preparação é necessária desde o início.

Recrutadores sabem identificar quando o candidato conhece o negócio da empresa. Perguntas que podem parecer básicas, na verdade, são realizadas para analisar o interesse e o empenho do profissional em buscar mais informações sobre seu potencial novo emprego – aqueles que não sabem responder, perdem pontos na corrida pela vaga desejada.

Vocês sabem o que pesquisar sobre a empresa para destacar-se em seu processo seletivo? Aqui estão as respostas:

1 - MISSÃO, VISÃO E VALORES

Candidatos precisam estar alinhados ao posicionamento da empresa. Ou seja, precisam se identificar com a visão, missão e valores da companhia – ou seu modo de trabalhar. Profissionais que compactuam com os propósitos da organização são mais motivados, produzem mais e tendem a ficar mais tempo na companhia. Por isso, são os escolhidos nos processos seletivos.

Para descobrir se o seu perfil está aderente à realidade da empresa, basta procurar, no site ou materiais de divulgação, o jeito de ser e agir da organização.

2 - PERFIL PROFISSIONAL

Analisar o perfil dos colaboradores da empresa é essencial para posicionar-se de maneira assertiva durante o processo. Pois, ao saber o que a organização espera de seus funcionários, consegue aprimorar habilidades e competências alinhadas às expectativas e necessidades da companhia.

O LinkedIn pode ser utilizado como ferramenta de busca – procure pela empresa ou pela área para a qual você está concorrendo e analise o que achar necessário.

3 - POSICIONAMENTO NA MÍDIA

Coloque o nome da empresa no Google e descubra o que a internet está falando sobre ela: notícias, eventos, informações exclusivas. Pesquise como a organização é vista de fora e como se posiciona com o público externo.

4 - NEGÓCIOS, SERVIÇOS E CLIENTES

Quando o candidato for indagado sobre o porquê quer trabalhar na empresa, deve dominar o negócio da corporação e os serviços oferecidos por ela para mostrar como quer contribuir para o desenvolvimento da organização. Estude a produção, a situação econômica, o mercado no qual está inserida, seus principais clientes, os melhores serviços oferecidos para esses clientes e qual a avaliação do público sobre seu trabalho – quanto mais informações o profissional tiver sobre, mais destaque terá dos demais concorrentes ao responder os questionamentos.

Fale com os Recrutadores

Tem dúvidas sobre como conseguir um emprego? Conecte-se ao Facebook e envie sua pergunta no final da página. Nossos especialistas responderão.



Tags:

Aviso de cookies: Nós usamos cookies próprios e de terceiros para melhorar os nossos serviços , para análise estatística e para mostrar publicidade. Se você continuar a navegar considerar a aceitação de seu uso nos termos estabelecidos nos Política de Cookies.