Notícias

As habilidades sociais que seu empregador procura

      
Uma equipe de trabalho de sucesso é aquela que sabe comunicar-se entre si
Uma equipe de trabalho de sucesso é aquela que sabe comunicar-se entre si
  • A habilidade social mais procurada pelas empresas é básica: chama-se comunicação clara.
  • Os empregadores querem contratar pessoas que saibam como se comportar de forma profissional, que saibam se relacionar em equipe, mas que também possuam as habilidades técnicas para o trabalho.
  • As chamadas soft skills se tornaram decisivas e se sobrepõem aos anos de experiência em um cargo ou empresa quando o assunto é promoção ou liderança.

Quando a disputa por uma vaga de emprego começa a ficar acirrada, o recurtador muda o rumo do estudo da qualificação do candidato e parte para as habilidades sociais. Afinal, as famosas softs skills são as habilidades que levarão o funcionário ao caminho do sucesso na empresa. O que se espera de um empregado é que ele tenha capacidade de imprevisto, contribua com novas idéias e saiba ressaltar os diferenciais de um produto ou serviço.

As softs skills determinarão a conquista de um cargo. Será através dessas qualidades que o candidato poderá mostrar sua capacidade de adaptação, motivação, iniciativa e seu potencial de crescimento.

Destacamos algumas capacidades que você deve levar em conta e procurar desenvolvê-las, se quiser se tornar um profissional de sucesso:

  1.  Saber comunicar as idéias e pensamentos com clareza e convicção é fundamental, tanto na escrita como na fala. Saber ouvir e dialogar também.
  2. Ser capaz de planejar e executar os projetos e as tarefas do cotidiano. A pontualidade no cumprimento dos prazos revela o quanto o funcionário é organizado.
  3. Colaboração: o trabalho em equipe se torna eficaz quando a contribuição de todos os envolvidos se faz completa. Por isto também se avalia a empatia com os colegas.
  4. Ter uma visão crítica das experiências e saber como utilizar os recursos disponíveis com imaginação, raciocínio e pesquisa são fundamentais para resolver problemas.
  5. Sair da zona de conforto: a capacidade de organizar a carga de trabalho e a adaptação às mudanças são valorizadas para quem demonstra flexibilidade.
  6. Uma atitude positiva, honesta e íntegra sempre beneficiará toda a equipe.
  7. Contar os seus hobbies não significa um momento de descontração para a seleção de pessoal. Acaba revelando quem é você, quais são suas paixões e o nível de dedicação e compromisso que você adquere com elas.

Os profissionais de recrutamento destacam que é muito mais provável que uma pessoa que se sobressaia nas suas habilidades sociais tem maiores posibilidades de ocupar um cargo de liderança que um empregado que possua anos de experiência, mas que não demonstra ter desenvolvido as softs skills. Seu currículo pode valer ouro, mas a sua desenvoltura no ambiente de trabalho será realmente o fator que determine a sua contratação.

Uma equipe de trabalho de sucesso é aquela que sabe comunicar-se entre si, que trocam idéias e que sabem administrar seus conflitos. Ser capaz de comunicar-se com confiança e profissionalidade com os clientes. O cuidado da imagen e da linguagem não verbal entram no pacote porque são aspectos que ressaltam nas relações interpessoais.



Tags:

Aviso de cookies: Nós usamos cookies próprios e de terceiros para melhorar os nossos serviços , para análise estatística e para mostrar publicidade. Se você continuar a navegar considerar a aceitação de seu uso nos termos estabelecidos nos Política de Cookies.