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Saiba o que são habilidades sociais e por que é importante desenvolvê-las

      
Comunicação clara e flexibilidade são aspectos cruciais na hora da conquista por um emprego
Comunicação clara e flexibilidade são aspectos cruciais na hora da conquista por um emprego
  • Conhecidas como softs skills, as habilidades sociais capacitam o indívuduo para enfrentar diferentes situações, tanto pessoais como profissionais.
  • Tornou-se uma ferramenta diferenciada para conseguir uma vaga de emprego.
  • Os aspectos da personalidade, tão valorizados pela empresa, podem ser desenvolvidos.

O futuro das empresas já está aqui. Medir a qualificação dos candidatos à uma vaga de emprego pelo que está descrito no currículo definitivamente está virando história. Hoje as empresas valorizam as capacidades que o funcionário possa desenvolver em paralelo à sua fomação acadêmica.

É importante saber trabalhar em equipe e colocar a engrenagem humana em pleno funcionamento. Já não há lugar apenas para resultados técnicos nem para ambientes conflitantes no trabalho.

Mas o que são as habilidades sociais?

As habilidades sociais são uma combinação da capacidade de comunicação com a forma de ser de uma pessoa. É o que faz com que o indivíduo se relacione e se comunique de uma maneira inteligente ou não. Atualmente percebe-se que são as variáveis humanas que possibilitam o desenvolvimento das empresas.

De acordo com um estudo publicado pela consultora e criadora de software para Recursos Humanos, ICIMS Hiring Insights, 94% dos especialistas em recrutamento consideram que um funcionário com boas habilidades sociais tem mais oportunidades de ser promovido a um cargo de liderança que outro com mais experiência, mas que tenha as aptidões menos desenvolvidas.

A alta competitividade no mercado e a alta qualificação dos candidatos faz com que a atenção na hora da escolha definitiva se volte para os aspectos da personalidade do profissional.

A capacidade de tomar decisões, resolver problemas e a comunicação eficaz são habilidades que todos podem desenvolver, independentemente da capacitação profissional, por isso se tornam valiosas para as empresas.

As novas habilidades que marcam a diferença na hora de conseguir um emprego já podem ser avaliadas por meio de testes precisos, principalmente psicológicos, afinal de contas todas elas estão vinculadas à inteligência emocional.

Por meio de situações ou exercícios, conseguem determinar se o candidato tem, por exemplo, capacidade de se adaptar às mudanças, é proativo, sabe se expresar, trabalha com dedicação, tem habilidades comunicativas, é criativo, empático, tolera pressão, sabe administrar seu tempo e trabalha orientado a obter resultados.

Apesar de que atualmente as capacidades pessoais pesem mais que as profissionais, os aspectos da personalidade podem ser treinados ao longo da vida. De acordo com pesquisas, muitas empresas já se dedicam a formar seus funcionários nestas aptidões. O processo para aprender a desenvolver as novas aptidões consiste em quatro fases:

1. Fase de incompetência inconsciente

Nesta fase não há conhecimento das habilidades sociais nem do próprio desempenho em cada uma delas. São responsáveis pelos resultados obtidos, mas não são suficientemente relevantes como para merecer atenção.

2. Fase de incompetência consciente

O indivíduo já se dá conta de que não possui alguma habilidade. É uma etapa que exige atenção consciente, pois há uma decisão de aprender e surgirão problemas.

3. Fase de competência consciente

Já existe uma conscientização do que se está aprendendo. À medida que o indivíduo adquire uma competência, ganhará confiança em si mesmo para consolidar cada vez mais a habilidade.

4. Fase de competência inconsciente

Quando a habilidade já está integrada no indivíduo e incorporada em seu inconsciente. A sua aplicação sai praticamente de maneira instintiva, quase que sem pensar, inclusive fazendo que outras pessoas possam pensar que é uma qualidade inata.

Entretanto, continua sendo fundamental focar na formação continuada e na aprendizagem ao longo de toda a vida laboral. As habilidades sociais podem ser construidas e aprimoradas com a prática.

Os funcionários que demonstrem capacidade de aprender e de se adaptar vão garantir o emprego por muito tempo.



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