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Como realizar uma análise SWOT para o seu empreendimento

      
De tempos em tempos analise o andamento da sua empresa
De tempos em tempos analise o andamento da sua empresa
  • A análise Swot responde às seguintes perguntas: o que pode ameaçar uma empresa? Como aproveitar as oportunidades que o mercado oferece? Como combater os pontos fracos e potencializar os fortes?
  • Graficamente falando, trata-se de um quadrante dividido em quatro partes. Cada uma delas analisa um aspecto: as forças, as fraquezas, as ameaças e as oportunidades.
  • É preciso traçar um plano de ação, pensar nos investimentos e em um cronograma. Analisar periodicamente os resultados e de tempos em tempos vale a pena refazer a análise SWOT.

Qualquer empreendimento ou projeto tem características positivas e negativas. Tem oportunidades e ameaças envolvidas. A conquista de montar a própria empresa pode fazer desviar o olhar para fatores críticos de sucesso ou insucesso. A análise SWOT reduz as chances da pergunta “como não foi percebido isso antes?” ocorrer com empreendimento.

Mas, o que é a análise SWOT?

É uma simples matriz de quatro divisões, cada uma contendo uma lista de características relacionadas com um aspecto específico do objeto a ser analisado. Estes aspectos são: forças, oportunidades, fraquezas e ameaças. As fortalezas e as fraquezas são obtidas através de um processo chamado análise interno, que tem a ver com a oferta da empresa em si, enquanto que as oportunidades e as ameaças se identificam em outro processo chamado análise externo, relacionado com o que o rodeia.

Como se obtêm cada aspecto?

Forças       

Estas são características que oferecem à empresa um diferencial positivo em relaçao à concorrência. É aquilo que faz que a empresa seja única e melhor que as demais. Pode ser um preço baixo, um lindo layout, uma notável atenção ao cliente, uma indiscutível qualidade nos materiais, ou qualquer outro elemento positivo. É o que faz que um cliente prefira uma empresa à concorrente. 

Fraquezas

Ao contrário das forças, as fraquezas representam os problemas e as limitações que impedem uma empresa de alcançar os níveis de aceitaçãodo público esperados. Identificar as fraquezas permite que a empresa possa corrigi-los. Pode ser um preço elevado, uma má percepçao geral, a complexidade de manuseio do produto, os recursos financeiros limitados etc. É a razão pela qual um cliente prefere o produto da concorrência.

Oportunidades

As oportunidades são aqueles fatores em torno à empresa que podem favorecê-la e que devem ser aproveitados. Poderia ser a ausência de uma clara concorrência, um período de bonança econômica, uma situação política favorável ou um segmento de mercado emergente. É saber o que está acontecendo fora da empresa, qual é a circunstância, e pensar como ela pode ser usada para que a empresa alcance o sucesso.

Ameaças

São situações da atualidade que podem dificultar ou impedir que a empresa alcance os níveis de penetração adequados no mercado. Talvez pela razão de que possa existir a instabilidade social, uma concorrência muito forte, dificuldade nos envios de mercadoria, problemas para fazer chegar a mensagem ao cliente potencial ou qualquer outro. Definitivamente, trata-se de detectar os problemas que a empresa está enfrentando que a impedem de alcançar o sucesso.



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