Wednesday :: 26 / 11 / 2014

MaisNotícias | Arte por dia | Enem 2014 | Livros grátis | Cadastre-se | MAPA DO SITE

Noticia : Um pouco de arte para sua vida

Conheça Les Demoiselles d'Avignon, de Pablo Picasso

A 27ª obra homenageada no projeto Um Pouco de Arte para sua Vida é Les Demoiselles d'Avignon, do pintor espanhol Pablo Picasso


ImprimirImprimirEnviar a un amigo Enviar

(Crédito: Reprodução)

(Crédito: Reprodução)

A modernidade da obra resulta de uma série de estratégias artísticas audaciosas

 

Les Demoiselles d'Avignon exala uma sensualidade oculta, evidente nas pinceladas enérgicas de Pablo Picasso. Assim que exibida, a obra chocou devido a sua modernidade. Les Demoiselles d'Avignon não poderia ficar fora do projeto Um Pouco de Arte para sua Vida e é o 27º trabalho homenageado do quadro.

 

» Confira a lista de todas as obras de arte

» Sobre o projeto "Um pouco de arte para sua vida"

 

Pablo Picasso retrata prostitutas em um bordel de Barcelona em LesDemoiselles d'Avignon. No entanto, o que mais chocou os críticos não foi o tema da tela, mas a forma como foi pintada. A modernidade da obra resulta de uma série de estratégias artísticas audaciosas.

 

Percebe-se que Picasso é influenciado pela cultura africana, pois claramente se vê que as prostitutas estão pintadas como se usassem máscaras africanas. Esta obra foi uma precursora no trabalho do espanhol e influenciou até nos caminhos que a arte em geral tomaria. Os movimentos artísticos seguintes passariam a ser mais fragmentados e a usar técnicas vistas neste quadro, como a colagem.

 

Mias tarde, Picasso se referiu à pintura como "sua primeira obra exorcista." Acredita-se que o pintor se declarou assim sobre a tela porque era como se ele estivesse exorcizando a tradição, introduzindo novas técnicas e novos paradigmas à pintura e - por que não? - à sociedade.

 

 

 

4 detalhes da obra Les Demoiselles d'Avignon se destacam

 

1 - Figura de perfil

Localizada à extrema esquerda da tela, com o rosto escuro, está segurando uma cortina vermelha aberta que revela o grupo de mulheres. Ela permanece parada e impassível, como um guarda observando a cena. A figura oposta a ela também segura algumas cortinas.

 

2 - Duas figuras centrais

As duas mulheres no centro da obra formam o coração do quadro. Elas se deleitam com a própria nudez e sexualidade. Ambas olham, de maneira provocante e sensual, para fora da tela. Elas são as duas únicas com a face mais realista e primitivista da obra.

 

3 - Figuras com máscaras

Localizadas à esquerda da tela, estas duas figuras são as que têm a aparência menos humana no quadro. A mulher abaixada é a que tem a cabeça mais cubista do grupo. Repare que, mesmo estando sentada de costas, sua face desponta na tela. Essa forma de retratar a anatomia humana - pintar alguém de frente e de costas ao mesmo tempo - é uma característica típica do Cubismo.

 

4 - Mesa com frutas Picasso tinha uma versão anterior desta obra. Nela, havia esta mesa e dois homens assistindo às mulheres exibindo-se. A única parte que sobrou da versão antiga foi a mesa com frutas, dispostas de maneira sensual, em compasso com as prostitutas.

 

 

Ficha Técnica - Les Demoiselles d'Avignon:


Autor: Pablo Picasso
Onde ver:MoMa, Nova York, Estados Unidos
Ano: 1907
Técnica: Óleo sobre ela
Tamanho: 2,44m x 2,34m
Movimento: Cubismo

 

 

 






RSS   


Comentarios para esta noticia

 

Suscríbete a nuestro boletín de noticias


Publicidad

Publicidad