Friday :: 24 / 10 / 2014

MaisNotícias | Arte por dia | Enem 2014 | Livros grátis | Cadastre-se | MAPA DO SITE

Reportaje : Alemanha

Estudar na Alemanha

É possível estudante trabalhar na Alemanha?

Os estudantes que não possuem passaporte europeu têm direito a trabalhar 180 horas por mês em turnos de meio-período ou 90 horas em período integral


ImprimirImprimirEnviar a un amigo EnviarPDFPDF

Ponte de pedra e catedral da cidade de Regensburg, Alemanha (Crédito: German National Tourist Board/Divulgação)

Ponte de pedra e catedral da cidade de Regensburg, Alemanha (Crédito: German National Tourist Board/Divulgação)

 

Por Bruno Oliveira


Uma maneira de conseguir dinheiro para pagar seus estudos na Alemanha é optando por uma das milhares de vagas disponíveis ao redor do país. As atividades são as mais diversas e estão concentradas principalmente no setor de serviços e gastronomia.

   

 


» Fotos: Universidades da Alemanha

» Fotos: Cidades e pontos importantes da Alemanha

» Fotos: Alemanha durante a noite

» Fotos: Patrimônios da Unesco na Alemanha

» Fotos: Oktoberfest na Alemanha



Os estudantes que possuem passaporte europeu não precisam de autorização para iniciar as atividades profissionais dentro do país. Já os estudantes de outras nacionalidades devem respeitar as condições do visto de estudo, que prevê até 180 dias de trabalho ao ano em jornadas de meio-período ou 90 dias em tempo integral.

 

Qualquer atividade que exceda o limite de horário só pode ser exercida mediante autorização da Agência Federal do Trabalho e da Divisão de Estrangeiros. Os estudantes que desejam trabalhar sem limite estipulado podem entrar em contato com a universidade depois de matriculados e pedir para ocupar um posto de Assistente de Professor.

 

Os estudantes estrangeiros que terminam o ensino superior na Alemanha têm direito de permanecer no país durante um ano após o término dos estudos para procurar trabalho. Caso encontrem uma vaga de seu interesse que não seja procurada por um cidadão alemão ou europeu, poderão pedir autorização para morar na Alemanha por tempo indeterminado.

 

A Agência Federal do Trabalho é a responsável por decidir se uma vaga pode ou não ser ocupada por um estrangeiro. Enquanto procura um trabalho fixo, o estudante já formado pode trabalhar de maneira temporária para arcar com seus gastos pessoais.

 

 

Estágio na Alemanha

O estágio é uma ótima oportunidade para os alunos que terminaram ou ainda estão por terminar o ensino superior em uma instituição de ensino ao redor do mundo. Fazer estágio na Alemanha pode ser uma maneira de colocar em prática tudo o que foi aprendido na faculdade e com certeza será valorizado no futuro, pois quem o faz demonstra grande disposição para aprendizagem e alto grau de flexibilidade.

 

Apesar da procura ser grande, é possível conciliar o estágio com os programas de intercâmbio e de estudos da Alemanha.

 

Mais sobre estudar no exterior:

» Concorra a 5 semanas de intercâmbio na Austrália com tudo pago!
» Intercâmbio na Austrália - Adelaide
» Conheça a Universidade de Adelaide, na Austrália

 

 


Publicidad

Publicidad