Friday :: 24 / 10 / 2014

MaisNotícias | Arte por dia | Enem 2014 | Livros grátis | Cadastre-se | MAPA DO SITE

Noticia

Cebrade oferece auxílio para financiar estudos universitários

Órgão ligado ao Semesp oferece auxílio que pode ser pago a partir do momento em que o universitário completar um ano do término do curso


ImprimirImprimirEnviar a un amigo EnviarPDFPDF


O Cebrade (Centro Brasileiro de Desenvolvimento do Ensino Superior), iniciativa do Semesp (Sindicato das Entidades Mantenedoras de Estabelecimentos de Ensino Superior no Estado de São Paulo), foi lançado em 2003. O centro foi criado com o intuito de gerir um sistema de crédito estudantil rotativo, pela concessão de bolsas de financiamento pelas universidades conveniadas. Com isso, o objetivo é o de reduzir os altos índices de inadimplência das instituições privadas de ensino superior.

A iniciativa de financiamento é conhecida como Programa de Amparo Educativo Temporário - Bolsa, que tem como principal meta auxiliar o estudante nas dificuldades de natureza social, educacional, pedagógica e financeira para que o aluno dê continuidade aos estudos na instituição de ensino superior particular.

O benefício (parcial ou total, conforme o caso, fixando uma porcentagem sobre o valor da mensalidade) é concedido ao aluno pela própria instituição de ensino superior em que estudo por intermédio do Cebrade. O estudante precisa apresentar fiador ou avalista para que possa ter acesso ao benefívio.

Pré-requisitos

O que é necessário para obter auxílio do Cebrade:

a) a instituição de ensino deverá ser associada do Cebrade (para tanto, bastará o preenchimento de formulário denominado Termo de Adesão e a Ficha Cadastral da Instituição de Ensino Superior);
b) a instituição deverá aderir ao Programa de Amparo Educativo Temporário - Bolsa, com a assinatura de um Termo de Adesão ao Modelo Padrão de Convênio (regime jurídico de adesão) pelo qual são estabelecidos os direitos, deveres e responsabilidades das partes;
c) o estudante deverá estar regularmente matriculado na instituição conveniada.

Os estudantes são pré-selecionados pela instituição de ensino superior a partir de critério exclusivo, livre e soberano arbítrio da instituição, estabelecendo um porcentual sobre o valor da mensalidade vigente para o curso, dando origem ao valor do benefício. Ao Cebrade caberá a análise sócio-econômico-financeira do estudante e do fiador/avalista, com base nos dados fornecidos pelos mesmos. Se aprovado, será celebrado o contrato com o aluno, sempre por um determinado período letivo, destacando-se que o valor da matrícula e as eventuais dependências (DP) serão de responsabilidade exclusiva do aluno.

Do fiador se exige a comprovação de renda de, no mínimo, três vezes o valor correspondente a um mês do benefício e também que ele disponha de condição patrimonial adequada em face do valor total do benefício.

De acordo com o Cebrade, a solicitação do auxílio pode ser feita em qualquer época do ano, mas é válido ressaltar que cada instituição conveniada tem as suas próprias regras.

Reembolso

? importante ter em mente que será concedida a carência de um ano, a contar da data estabelecida para o término do curso, sendo o prazo de reembolso igual ao número de meses que o estudante usufruiu do benefício.

O valor da parcela equivale ao valor atualizado do curso na universidade, para o mesmo semestre ou ano, do mesmo curso em que o estudantes se formou, no mês de reembolso de cada parcela e com o mesmo porcentual do benefício concedido. Portanto, no Programa de Amparo Educativo Temporário - Bolsa, não há a incidência de juros.

O benefício pode ser cancelado, destacando-se, dentre os motivos, o trancamento da matrícula, abandono ou desistência do curso, aproveitamento acadêmico inferior a 75% no último período letivo da conclusão regular do curso. No caso de cancelamento, as parcelas de amortizações deverão ser efetivadas, mensalmente, a partir do mês da efetivação do cancelamento. Atualmente, mais de mil estudantes contam com o benefício do Cebrade.

Renovação

O benefício do Bolsa Cebrade deve ser, obrigatoriamente, renovado a cada período letivo. Para tanto, tão logo o estudante efetive a rematrícula, deverá dirigir-se ao Setor de Bolsas da instituição.

Se, eventualmente, não houver interesse em renovar os benefícios do Bolsa Cebrade para o período letivo subseqüente, o estudante deverá comunicar por escrito, tal intenção, ao Setor de Bolsas da instituição de ensino.

Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail coord_amparo@cebrade.org.br, pelo telefone (11) 6167-3000, fax (11) 6167-3019 ou pelo site: www.cebrade.org.br

Quem preferir visitar pessoalmente o Cebrade deve se dirigir até o endereço: Rua Cipriano Barata, 2.431 - Bairro do Ipiranga - São Paulo/SP.

As instituições participantes em 2005 são as seguintes:

Centro Universitário Belas Artes de São Paulo - São Paulo/SP
Mantenedora: FEBASP Sociedade Civil

Centro Universitário Central Paulista (UNICEP) - São Carlos/SP
Mantenedora: Associação de Escolas Reunidas

Centro Universitário de Lins (UNILINS) - Lins/SP
Mantenedora: Fundação Paulista de Tecnologia e Educação

Centro Universitário de Votuporanga (UNIFEV) - Votuporanga/SP
Mantenedora: Fundação Educacional de Votuporanga

ENIAC - Ensino Fundamental, Médio e Superior - Guarulhos/SP
Mantenedora: EDVAC - Serviços Educacionais S/C Ltda

Faculdade Brasília de São Paulo - São Paulo/SP
Mantenedora: Faculdade Brasília de São Paulo Ltda

Faculdades Fafit-Facic de Itararé - Itararé/SP
Mantenedora: Associação Itarareense de Ensino S/C Ltda

Faculdade Montessori de Educação e Cultura - São Paulo/SP
Mantenedora: Associação Maria Montessori de Educação e Cultura

Faculdade de Orlândia (FAO) - Orlândia/SP
Mantenedora: Associação de Ensino Superior de Orlândia S/C Ltda

Grupo Educacional Flamingo - São Paulo/SP
Mantenedora: FLAMINGO 2001 Curso Fundamental

Universidade Anhembi Morumbi - São Paulo/SP
Mantenedora: Instituto Superior de Comunicação Publicitária

Universidade Santa Cecília (UNISANTA) - Santos/SP
Mantenedora: Instituto Superior de Educação Santa Cecília







RSS   


Comentarios para esta noticia

 

Publicidad

Publicidad