Sunday :: 21 / 12 / 2014

AdemásNotícias | Arte por dia | Enem 2014 | Livros grátis | Cadastre-se | MAPA DEL SITIO

Noticia

Nilson Lage faz palestra na Unesp de Bauru


ImprimirImprimirEnviar a un amigo Enviar

Nilson Lage, professor de lingüística da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), veio a Bauru nesta semana para uma série de atividades na Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação (FAAC) da Unesp de Bauru. O profissional foi convidado para participar da banca de um concurso que selecionará professor de técnica redacional. Além da participação na escolha do novo docente da FAAC, Nilson Lage aproveitou a viagem e ministrou no dia 24 de maio a palestra "Ideologias e ações de controle sobre jornalistas no mundo contemporâneo" aos alunos da instituição.

Autor de vários livros sobre técnicas redacionais de jornalismo, Nilson Lage abordou o jornalismo e suas nuances através de diversos aspectos. Mesclando elementos históricos, linguísticos e jornalísticos, o professor falou sobre a função do jornalismo nos dias atuais e disse acreditar que nunca se viveu uma situação tão sombria quanto hoje, pois se promove guerras sem saber o porquê e a população sonega o prazer da convivência. Além disso, Lage afirmou que "o jornalista é um sujeito que transpõe relatos e ideias para a linguagem que seu público entenda. O jornalismo pode ser mero complemento técnico de grupos de poder ou de riqueza que atuam na sociedade".

Para exemplificar o trabalho do jornalista, Lage ainda discutiu os conceitos de verdade e de causa nas notícias veiculadas na mídia, e a interferência das ideologias dos profissionais que atuam nesse mercado. "O jornalismo transita entre a ?verdade das aparências? (relativas aos sentidos) e a ?verdade das essências?(definida pelos filósofos e cientistas), afirmou o profissional que acrescentou "a profissão é para pessoas comedidas e cautelosas, assim são os bons jornalistas".

Fonte: Assessoria de Comunicação da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho







RSS   


Comentarios para esta noticia

 

Suscríbete a nuestro boletín de noticias


Publicidad

Publicidad