Friday :: 28 / 11 / 2014

MaisNotícias | Arte por dia | Enem 2014 | Livros grátis | Cadastre-se | MAPA DO SITE

Noticia : Um pouco de arte para sua vida

Conheça O Homem de Sete Cores, de Anita Malfatti

A 25ª obra homenageada no projeto Um Pouco de Arte para sua Vida é O Homem de Sete Cores, da pintora brasileira Anita Malfatti


ImprimirImprimirEnviar a un amigo Enviar

Através de obras deformadas e cores intensas, ela expressa toda a sua emoção pintando a figura que mais gostava de retratar: a humana

 

O Homem de Sete Cores é uma célebre pintura da artista Anita Malfatti. A pintora ajudou a introduzir um novo tipo de arte no Brasil, o Modernismo. Por isso, nem esta obra, nem Anita Malfatti poderiam ficar de fora do quadro Um Pouco de Arte para sua Vida.

 

 

» Confira a lista de todas as obras de arte

» Sobre o projeto "Um pouco de arte para sua vida"

 

Anita Malfatti foi uma das artistas mais incompreendidas do Brasil. Em sua viagem para Alemanha, Berlim, em 1910, teve contato com diversas vanguardas. A que mais lhe agradou foi o Expressionismo, estilo dinâmico que deforma as imagens e refletia a emoção do artista.

 

Em O Homem de Sete Cores, Malfatti aplicou as cores diretamente na tela. Elas não as misturava na paleta. A grande inovação da artista está em como ela usa as cores para exprimir sua emoção.

 

Como já dito, a pintora foi a maior representante do Expressionismo no Brasil. Por isso, através de obras deformadas e cores intensas, ela expressa toda a sua emoção pintando a figura que mais gostava de retratar: a humana.

 

Esta obra O Homem de Sete Cores despertou grande admiração de Mário de Andrade, um dos maiores poetas modernistas do Brasil, e ele nem conhecia Malfatti ainda. Mais tarde, eles se tornariam grande amigos.

 

Devido as diversas viagens que realizou (a Berlim, aos Estados Unidos e à Paris), Anita Malfatti foi influenciada por outras vanguardas e estilos de pintura, como Fovismo, Cubismo, Abstracionismo. Isso faz dela uma pintora realmente moderna, tendo incorporado diversas influências; embora seja claramente mais expressionista.

 

Porém, mesmo com todas estas influências, Anita Malfatti não deixou de ser brasileira. Ela trouxe estes estilos ao Brasil e deu seu toque pessoal de brasileira a eles. A prova disto é a pintura homenageada de hoje. Repare que, no fundo da tela, encontram-se elementos da natureza, como um girassol e folhas de bananeira; típicas da nossa natureza.

 

 

 

Ficha Técnica - O Homem de Sete Cores:


Autor: Anita Malfatti
Onde ver: Museu de Arte Brasileira, São Paulo
Ano: 1915 - 1916
Técnica: Carvão e pastel
Tamanho: 60,7cm x 45cm
Movimento: Modernismo

 






RSS   


Comentarios para esta noticia

 

Suscríbete a nuestro boletín de noticias


Publicidad

Publicidad