Wednesday :: 30 / 07 / 2014

MaisNotícias | Arte por dia | Enem 2014 | Livros grátis | Cadastre-se | MAPA DO SITE

Noticia : Comportamento

10 dicas para ser você mesmo

Já ouviu milhares de conselhos dizendo que você precisa ser você mesmo? Saiba como transformar isso em realidade e ser você mesmo sem sofrer com comentários e julgamentos


ImprimirImprimirEnviar a un amigo EnviarPDFPDF

imagen-relacionada

Crédito: Shutterstock.com

Pode parecer difícil simplesmente ser você mesmo e assumir os seus gostos, estilo e preferências em uma sociedade onde tudo e todos são julgados

 

Uma das frases mais ouvidas por aí – e um dos conceitos mais buscados pelas pessoas – é a famosa: seja você mesmo. Aconselhar é muito fácil, mas como podemos colocar o conselho em prática e sermos, de fato, nós mesmos?

 

» 7 dicas para se comportar profissionalmente nas mídias sociais
» 5 explicações científicas famosas para nossos comportamentos
» Por que as outras pessoas são melhores em prever o nosso comportamento?

 

Pode parecer difícil simplesmente ser você mesmo e assumir os seus gostos, estilo e preferências em uma sociedade onde tudo e todos são julgados. Entretanto, com algumas práticas simples você pode deixar tudo isso para trás e se comportar como a pessoa que você realmente é.

 

 

Confira 10 dicas que vão ajudar você a finalmente “ser você mesmo”:

Como ser você mesmo em 10 passos: 1. Descubra-se e defina-se em termos

Você não pode ser você mesmo se você nem sabe quem é. Portanto, esse deve ser o seu primeiro objetivo para ser você mesmo: descobrir quem você é. Trabalhe nisso, pense em coisas que você gostaria ou não de fazer, de ser e de vivenciar. Depois que tiver pensado em quais são os seus valores, defina-se em termos. Você é otimista ou pessimista? É confiante ou inseguro? Embora essas palavras não sejam capazes de traduzir a sua personalidade, vão ajudar você a se encontrar.

 

 

Como ser você mesmo em 10 passos: 2. Evite se prender ao passado

Um dos maiores erros que as pessoas cometem quando tentam ser elas mesmas é decidir que o que você é se define por um período ou momento da sua vida. Isso faz com que você passe o resto da vida tentando ser como era no passado e impede que você cresça com as novas experiências que está vivendo. Permita-se esquecer os erros do passado e procure se desenvolver a cada nova experiência que você vive. É isso que vai transformar você em quem você realmente quer ser.

 

 

Como ser você mesmo em 10 passos: 3. Para de se importar com a maneira como as pessoas percebem você

Algumas pessoas gostarão de você, outras nem tanto. Sempre foi assim, desde o início dos tempos, e continuará sendo. É praticamente impossível ser você mesmo se você gastar o seu tempo se preocupando com o que as pessoas pensam de você, então procure agir de acordo com aquilo que acredita e espere que as pessoas gostem de você por aquilo que você é. Tenha em mente que se você mudar o seu comportamento por uma pessoa ou grupo estará fazendo com que outras pessoas ou grupos desgostem de você; entenda que é impossível agradar a todos.

 

 

Como ser você mesmo em 10 passos: 4. Seja honesto e aberto

O que você tem a esconder? Ninguém é perfeito, todos têm defeitos, maus hábitos e lidam com alguns problemas na vida; isso não é motivo para se envergonhar. O que você tem que fazer é ser honesto com você mesmo e manter em mente que outras pessoas têm os mesmos defeitos que você, ou seja, eles não são um crime. E mais que isso, você deve trabalhar para melhorar tudo aquilo que incomoda no seu comportamento.

 

 

Como ser você mesmo em 10 passos: 5. Relaxe

Pare de ser uma pessoa negativa e se preocupar achando que o pior sempre vai acontecer, especialmente em situações sociais. Aprenda a esperar sempre o melhor, mas, por via das dúvidas, aceitar o pior. E entenda que em certas situações o melhor é rir de si mesmo e transformar uma gafe em uma história engraçada.

 

 

Como ser você mesmo em 10 passos: 6. Trate a si mesmo como você trataria o seu melhor amigo

Você valoriza os seus amigos e pessoas próximas a você, então por que não tratar a si mesmo da mesma maneira? Dê a si mesmo o tratamento cuidadoso e respeitoso que você dedica àqueles que ama, isso vai mostrar aos outros que você aceita a si mesmo e passará uma imagem muito mais confiante.

 

 

Como ser você mesmo em 10 passos: 7. Desenvolva e expresse a sua individualidade

Seja o seu senso de estilo, a maneira como você fala ou o seu jeito preferido de fazer as coisas, tenha orgulho disso. Aceite as suas particularidades e não aja de maneira forçada só para parecer mais ou menos legal do que você se considera. Lembre-se de que ninguém tem o direito de decidir como você deve agir ou se comportar.

 

 

Como ser você mesmo em 10 passos: 8. Pare de se comparar com outras pessoas

É claro que você pode admirar aquele atleta forte e rápido, ou aquela atriz com os cabelos mais brilhantes que você já viu. Você pode até mesmo usá-los como inspiração. No entanto, não vai chegar a lugar algum se passar a sua vida toda se comparando com pessoas que possuem qualidades que você deseja. Ao invés de desejar ser alguém que você considera perfeito, ou se diminuir perante essa pessoa, procure valorizar os pontos positivos da sua personalidade.

 

 

Como ser você mesmo em 10 passos: 9. Siga o seu próprio estilo

A coisa mais comum é encontrar pessoas que tentam copiar o estilo de outras; seja por admiração, inveja ou qualquer outro motivo que você possa imaginar. Você pode querer se parecer com alguém, mas imitar o estilo de alguém realmente não vai favorecer o seu próprio. Procure, ao invés disso, estabelecer aquilo que você gostaria ou não de apresentar e busque por inspirações. Não importa se as pessoas vão julgar o seu estilo, elas não têm nada a ver com o que você gosta.

 

 

Como ser você mesmo em 10 passos: 10. Não se deixe afetar pelos julgamentos

Depois que você decide ser você mesmo as pessoas poderão te olhar diferente, julgar as suas escolhas ou mesmo os seus comportamentos, isso é normal. Cabe a você não permitir que esse tipo de comportamento afete a sua decisão. Encare os comentários de maneira positiva e responda simplesmente um “esse sou eu”. Ninguém pode te julgar por ser você mesmo, especialmente depois de tantas pessoas aconselharem a procurar por isso.

 

 






RSS   


Comentarios para esta noticia

 

Publicidad

Publicidad