Thursday :: 02 / 10 / 2014

MaisNotícias | Arte por dia | Enem 2014 | Livros grátis | Cadastre-se | MAPA DO SITE

Noticia : Um Pouco de Arte para sua Vida

Conheça Banhistas em Asnières, de Georges Seurat

O pintor francês Georges Seurat é o artista homemageado hoje pelo projeto Um Pouco de Arte para Sua Vida, com sua obra impressionista Banhistas em Asnières


ImprimirImprimirEnviar a un amigo EnviarPDFPDF

imagen-relacionada

Crédito: Shutterstock.com

A composição é extremamente equilibrada, com cada elemento disposto de maneira a produzir uma harmonia geral na obra

 

Banhistas em Asnières, do pintor impressionista francês Georges Seurat, é a 181ª obra homenageada pelo projeto Um Pouco de Arte para sua Vida. Seurat desenvolveu uma técnica pictórica exclusiva, conhecida inicialmente como Neoimpressionismo, e foi responsável pelo fim das mostras coletivas dos impressionistas.

 

 

» Confira a lista de todas as obras de arte

» Sobre o projeto "Um pouco de arte para sua vida"

 

Na obra apresentada hoje, Seurat usou uma paleta limitada para criar uma gama sutil de cores. A composição é extremamente equilibrada, com cada elemento disposto de maneira a produzir uma harmonia geral na obra. A imagem exibe trabalhadores de uma fábrica ao longe se divertindo às margens do Sena, durante uma tarde de verão. A ênfase na descontração fica clara na paisagem iluminada pelo sol e nas atividades à beira do rio. As fortes variações de tom acenturam a atmosfera e a serenidade da cena.

 

Cada detalhe da cena foi pensado com antecedência. A posição das pessoas, a distância entre os trechos de rio e as margens, a localização da fábrica no horizonte, a escolha dos elementos e o posicionamento deles foram preparados de maneira a manter o equilíbrio perfeito na cena.

 

 

3 detalhes de Banhistas em Asnières se destacam:

1. Barco:

O barco que aparece ao longe, com três tripulantes e a bandeira, foi pintado com detalhes precisos e suas cores se harmonizam com todo o resto da pintura. Todas as cores predominantes na obra aparecem nessa pequena parte, como o azul, o verde e o vermelho. Esse recurso contribui para uma representação relativamente natural.

 

 

2. Reflexo do barco:

O reflexo do barco na água foi criado com finas linhas de cor. A intenção de Seurat com isso era captar o movimento lento, bem como o brilho da água.

 

 

3. Banco de areia:

Um banco de areia se estende para fora da água juntamente com uma linha fina de grama, que permite identificar todas as pinceladas e cores.

 

Banhistas em Asnières

 

 

Ficha Técnica - Banhistas em Asnières:


Autor: Georges Seurat
Onde ver: National Gallery, Londres, Reino Unido
Ano: 1884
Técnica: Óleo sobre tela
Tamanho: 201cm x 301,5cm
Movimento: Impressionismo

 

 






RSS   


Comentarios para esta noticia

 

Publicidad

Publicidad