Thursday :: 28 / 08 / 2014

TambémNotícias | Arte por dia | Enem 2014 | Livros grátis | Cadastre-se | MAPA DO SITE

Noticia : Um Pouco de Arte para sua Vida

Conheça Tropical, de Anita Malfatti

O projeto Um Pouco de Arte para sua Vida homenageia hoje a obra de arte Tropical, da pintora modernista brasileira Anita Malfatti


ImprimirImprimirEnviar a un amigo EnviarPDFPDF

imagen-relacionada

Crédito: Wikipédia

Em Tropical, obra apresentada hoje, pintada no ano de 1917, a artista representa uma mulher de cor, de pele miscigenada

 

Anita Malfatti e sua obra Tropical são as homenageadas de hoje no projeto Um Pouco de Arte para sua Vida. A artista tinha voltado há pouco dos Estados Unidos quando produziu a obra e sua arte foi duramente criticada por não se encaixar nos padrões acadêmicos da época.

 

 

» Confira a lista de todas as obras de arte

» Sobre o projeto "Um pouco de arte para sua vida"

 

Os temas regionais pintados por Anita se devem à guerra. As batalhas despertam na artista o sentimento nacionalista e acabam influenciando-a a criar obras como retratos e paisagens contendo luz, sombra e volume. Como queria ser aceita como artista em seu país, a pintora deixa de lado a inspiração expressionista e passa a dar toques mais realistas às suas criações.

 

Em Tropical, obra apresentada hoje, pintada no ano de 1917, a artista representa uma mulher de cor, de pele miscigenada. A figura aparece carregando um cesto de frutas tropicais, mostrando, de certa maneira, a cara do Brasil daquela época.

 

Há na obra uma estilização das formas, bem como uma deformação da figura humana - Anita não conseguia se enquadrar completamente nos padrões da arte acadêmica. As cores, entretanto, não são naturalistas, embora ainda estejam ligadas ao objeto.

 

Tropical

 

 

Ficha Técnica - Tropical:


Autor: Anita Malfatti
Onde ver: Pinacoteca do Estado de São Paulo, São Paulo, Brasil
Ano: 1917
Técnica: Óleo sobre tela
Tamanho: 77cm x 102cm
Movimento: Modernismo

 

 






RSS   


Comentarios para esta noticia

 

Publicidad

Publicidad