Thursday :: 28 / 08 / 2014

AdemásNotícias | Arte por dia | Enem 2014 | Livros grátis | Cadastre-se | MAPA DEL SITIO

Noticia

Educação a distância cresce em todo RN


ImprimirImprimirEnviar a un amigo EnviarPDFPDF

Quando o assunto é cursar uma universidade a distância, a primeira providência na hora de escolher a melhor instituição é pesquisar. Averiguar estrutura oferecida, corpo docente, metodologia aplicada e histórico de atuação nessa área da educação são pontos imprescindíveis na hora de buscar um ensino de qualidade. Em Natal, um exemplo de faculdade no Ensino a Distância é a Foco Educacional, instalada recentemente em Natal e tendo a grande responsabilidade de ser o pólo regional avançado da Universidade para o Desenvolvimento do Estado e da Região do Pantanal (Uniderp) para toda a região Nordeste.

A Foco é uma instituição de Ensino Superior que está entre as mais destacadas do mercado nordestino quando o assunto é ensino via satélite, como frisou Gláucia Azambuja Sizillo, Diretora Acadêmica do estabelecimento. Segundo ela, um desses fatores é justamente ser um pólo avançado da Uniderp, estabelecimento credenciado pelo Ministério da Educação (MEC) e que há mais de 30 anos atua na capital sul-mato-grossense acompanhando o desenvolvimento daquele Estado.

Além da região Nordeste, a Uniderp possui também pólos nas regiões Norte, Espírito Santo e norte de Minas Gerais e está classificada entre as 10 melhores universidades privadas do Brasil, oferecendo mais de 60 cursos de graduação presenciais a cerca de 40 mil alunos. A novidade é que esta instituição é pioneira em educação a distância através da UNIDERP INTERATIVA, que este ano está oferecendo oito cursos de graduação presentes em todo o Brasil, atingindo mais de 280 municípios brasileiros.

Professora Gláucia explica que as aulas acontecem duas noites por semana, em tempo real, por professores doutores, pós-doutores e mestres, a partir de estúdios de televisão pedagogicamente preparados, para todo o Brasil. "Essa metodologia foi desenvolvida visando atender às necessidades do mercado de trabalho, sem esquecer a realidade econômica brasileira", ressalta, acrescentando que, devido a isso, as mensalidades são compatíveis com o orçamento das famílias e dos estudantes de todo o país.

A instituição oferece graduação em Administração, Ciências Contábeis, Pedagogia, Serviço Social e Letras, que variam entre quatro e três anos e meio de duração, dispondo também de opções para quem deseja uma formação a nível tecnológico, que duram de dois anos a dois anos e meio, como Tecnologia em Gestão de Serviços da Saúde e Tecnologia em Gestão e Marketing de Pequenas e Médias Empresas.

De acordo com Gláucia Azambuja, um dos diferenciais é o valor dos cursos, que são bastante acessíveis, tendo um valor médio de R$ 175. "? importante dizer que não existe taxa de matrícula, ou seja, o pagamento da primeira mensalidade já vincula o aluno à Uniderp/Foco Educacional", destaca.

Além da teleconferência e das atividades presenciais, Gláucia enfatiza ainda a importância do material didático disponibilizado para os estudantes. Segundo ela, o aluno terá a cada módulo um livro didático, já incluso no valor da mensalidade, como suporte para o curso. "Esses livros são produzidos pelos professores titulares, apresentando conteúdos adicionais, orientação para o auto-estudo e pesquisas, além do detalhamento das atividades presenciais que serão desenvolvidas, auxiliando na relação do ensino e da aprendizagem dos assuntos tratados", diz.

Outro recurso importante, segundo a professora, é o portal acadêmico, quando o aluno recebe uma senha para acesso ao portal que, além de disponibilizar o resumo das aulas e as questões propostas pelos professores, conta com links para bibliotecas virtuais, livros eletrônicos e demais ferramentas que facilitam o acesso à informação.

ACOMPANHAMENTO PRESENCIAL

Ainda de acordo com Gláucia Azambuja, durante as aulas via satélite e o desenvolvimento das atividades presenciais, os alunos recebem tutoria presencial simultânea, ou seja, são acompanhados por professor local, o qual servirá de mediador - também em tempo real - entre os professores interativos e a turma. "Também em tempo real ocorre a tutoria a distância, efetuada pelos professores interativos que estão acompanhando, diretamente do estúdio, a aula que está sendo ministrada", diz.

As dúvidas dos alunos também são respondidas em tempo real. "O aluno também tem a opção de, fora da aula, fazer perguntas via portal acadêmico, por meio de bate-papo e fórum, ou por e-mail, fone e fax, e as mesmas serão respondidas pelo professor titular e pelos professores interativos", explica, acrescentando que, de forma presencial, o aluno poderá agendar atendimento com o professor local que acompanha os alunos em todas as aulas.

Gláucia enfatiza ainda que a avaliação da aprendizagem é contínua em função da participação do aluno nas aulas e atividades. Posteriormente, o professor local desenvolve com os alunos as atividades presenciais previstas no material impresso de suporte e também é o responsável pela aplicação das avaliações presenciais. "Ao final de cada módulo o aluno realizará uma prova escrita presencial", finaliza.







RSS   


Comentarios para esta noticia

 

Publicidad

Publicidad