Monday :: 01 / 09 / 2014

AdemásNotícias | Arte por dia | Enem 2014 | Livros grátis | Cadastre-se | MAPA DEL SITIO

Noticia : Redação

Conheça os 4 elementos básicos para fazer uma boa dissertação

Entenda o que é preciso ter seu texto para garantir pontos preciosos na prova de redação


ImprimirImprimirEnviar a un amigo EnviarPDFPDF


 

O gênero mais pedido em todos os exames de vestibular do País é a dissertação. A modalidade sugere que o estudante apresente sua opinião a cerca de um assunto fazendo colocações claras e boa argumentação. A estrutura do texto é simples, mas há elementos que não devem ser esquecidos para redigir uma redação nota 10. Conheça os quatro elementos que não podem ficar de fora da sua dissertação:

 

 

» Confira o Calendário do Vestibular 2011
» Confira todas as dicas no Especial Redação Vestibular
» Siga o Universia Brasil no Twitter

 

 

1) Autonomia
Para escrever um texto com autonomia, o autor tem que pensar que seu leitor não leu a proposta apresentada tampouco a coletânea. Por isso, qualquer tipo de referência ao material deve ser bem explicado. A redação também precisa ter um vocabulário adequado, sem uso de adjetivos vagos. Devem-se usar expressões objetivas que exemplifique o ponto de vista do estudante. O corretor também nota a autonomia do texto pelo nível de atualização e repertório apresentado pelo candidato.

 

2) Coerência e clareza
Um texto é coerente quando o autor faz seu posicionamento de forma ponderada e desenvolve corretamente seus argumentos para convencer o leitor. É importante lembrar que uma dissertação é boa quando é sustentada por bons argumentos que deixam clara a opinião do autor. No geral, é preciso ter um texto claro e que não permita que nenhuma pessoa que leia se questione: "O que ele quis dizer com isso?"

 

3) Simplicidade
Evite palavras rebuscadas que deixam o texto difícil de ser lido e truncado. Uma escrita simples é o ideal para evitar erros e perder pontos preciosos na redação. É bom evitar também o uso de frases longas porque elas ficam cansativas em textos curtos. É recomendado também não usar inversões e lembrar-se da organização básica de uma oração: sujeito + verbo + complemento.

 

4) Coesão
Esse aspecto consiste na organização do texto tanto na questão gramatical quanto na textual. Para se articular bem utilize preposições e conjunções que servem como conectivos para deixar a frase bem articulada. As etapas do texto também precisam ter coesão, isto é, os encontros nos finais dos parágrafos não podem ser feitos com frases que não tenham relação alguma com o parágrafo anterior.



Autor:




RSS   


Comentarios para esta noticia

 

Publicidad

Publicidad