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Universidade nos EUA inclui Coursera no currículo

      
Crédito: Shutterstock.com
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O Coursera, maior plataforma de aulas on-line de nível superior, que reúne 33 universidades como Stanford, Princeton e Michigan, começou uma parceria inusitada com a Universidade de Antioch, em Los Angeles, nos Estados Unidos. A instituição de ensino será a primeira a considerar as aulas disponíveis no site como parte oficial do currículo dos bacharelados, valendo créditos, e terá tutores organizando as atividades propostas pela plataforma.

 

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Segundo informações do Portal Porvir, o acordo inaugura um novo modelo de negócio tanto para o Coursera, que pode conseguir verbas que o ajude a se manter, quanto para a instituição, que poderá reduzir custos. Isso porque o Coursera cobrará da Antioch pela licença de uso e aproveitará o valor arrecadado para ressarcir as universidades que elaboram o conteúdo que está em sua plataforma pelos direitos de propriedade intelectual. Já a Antioch repassará esses custos aos alunos, mas eles representam um valor menor do que o normalmente cobrado pelas disciplinas tradicionais.

 

É a primeira vez que uma universidade vai pagar pelos conteúdos do Coursera. A parceria também traz um novo modo de usar a plataforma, já que o caminho feito será o inverso do normal: trazer o site para dentro do campus. Desde outubro, um projeto-piloto foi iniciado no campus de Los Angeles e os estudantes podem realizar dois cursos que contarão créditos na grade: “Poesia Americana Moderna e Contemporânea” e “Grega e Romana”, da Universidade da Pensilvânia e da Universidade de Duke.

 

 

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Como parte do processo, os alunos serão guiados por um membro do corpo docente da instituição que servirá como uma espécie de conselheiro de estudo independente, discutindo o material regularmente e atribuindo alguns trabalhos complementares.

 

O valor que a Universidade de Antioch pagará ao Coursera ainda não foi revelado. No entanto, já foi firmado o compromisso de compartilhar essa receita com as instituições que possuem os direitos de propriedade intelectual dos cursos selecionados. Lynne O’Brien, diretora do centro de ensino inovador em Duke, vê uma boa perspectiva no novo modelo. “Quando Coursera faz dinheiro, nós ganhamos dinheiro, e quando ganhamos dinheiro, o docente vai ganhar dinheiro", explica.

 

 



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