Aviso de cookies

Por meio de cookies próprios e de terceiros, coletamos informações para fornecer melhores serviços a todos os usuários. Compilamos informações estatísticas sobre a sua navegação para mostrar uma publicidade que tenha relevância com seus hábitos de navegação. Sempre que quiser, poderá desativar os cookies do seu browser. Se continuar navegando, consideramos que aceita os termos da política de utilização de cookies.

text.compare.title

text.compare.empty.header

Notícias

 
Crédito: Shutterstock.com

 

Escrever uma pesquisa pode ser um dos maiores desafios da sua vida acadêmica. São muitas páginas, pontos a serem discutidos e livros a serem lidos. Entretanto, uma pesquisa bem realizada pode ser a cereja do bolo de sua carreira.

 

Leia também:
» Todas as bolsas de estudo com inscrições abertas
» Como usar ferramentas de pesquisa online em sala de aula
» Como planejar melhor seu tempo na universidade

 

A seguir, veja 5 dicas que podem te ajudar na hora de escrever o trabalho:

 

1 – Mostre a sua proposta para o orientador antes de começar
Você pode achar que o seu tema é ótimo e você irá tirar uma nota muito alta, entretanto, se a banca examinadora não gostar do tema escolhido, sua pesquisa será um fracasso. Antes de qualquer coisa, mostre a sua proposta para o seu orientador. Ele poderá dizer se é um bom tema, qual linha de pesquisa você deve seguir e até te ajudar com fontes e referências.

 

2 – Planeje o prazo final
Assim que o seu tema estiver definido, faça o planejamento de quando você deve começar para poder entregar no prazo. Para isso, crie um calendário até a data final e veja todos os dias que você sabe que estará indisponível, como semanas de prova, eventos sociais, viagens, etc. Dessa forma, você conseguirá analisar mais facilmente quando tempo você tem e como programar a sua agenda. Se possível, tente determinar a seu deadline umas duas semanas antes do prazo estipulado pelo orientador – assim, caso haja algum imprevisto, você estará com uns dias extras para resolver todos os problemas.

 

3 – Crie pequenas sessões e projetos
Projetos geralmente são compostos por muitas páginas, às vezes mais de 50. Ao invés de tentar pesquisar tudo de uma vez, crie tópicos e sessões para organizar a sua produção e pesquisa. Desse jeito, você irá organizar as suas ideias e resultados e evitar confusão na hora de escrever.

 

4 – Faça pelo menos um pouco por semana
Mesmo que você esteja exausto, esgotado e cheio de coisas para fazer, é essencial que você mantenha o ritmo. Escreva pelo menos um pouco, nem que seja somente um parágrafo. Dessa forma, você não perde o ritmo e continua com a produção da sua pesquisa.

 

5 – Peça para um revisor ler
Antes de entregar o final da sua pesquisa, contrate um revisor para ele corrigir todos os erros do seu trabalho. Além disso, ele poderá ver se a sua pesquisa está clara, se o texto é conciso e se a conclusão está boa.

 

 



Tags:
Comentar

Comentários

    Ver mais 20 resultados

    Comente

    Ver mais