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Planejar é a melhor maneira de evitar o estresse, diz pesquisa

      
Crédito: Shutterstock.com
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Pesquisa feita pelo psicologista e escritor Robert Epstein revela que 25% de nossa felicidade está ligada com a capacidade de lidar com o estresse. O estudo envolveu 3 mil participantes de 30 países diferentes que responderam a questionários online. Os resultados mostraram que a técnica de controle de estresse mais eficiente entre os participantes foi o planejamento. Segundo o professor, combater o estresse antes que ele mesmo comece e planejar as coisas ao invés de deixá-las acontecer é a maneira mais eficaz de lidar com o problema. “Isso significa planejar seu dia, seu ano e sua vida para que o estresse seja minimizado”, completa.

 

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Ao avaliar a ligação dos níveis de felicidade com a capacidade de lidar com o estresse o pesquisador encontrou uma associação muito forte. “Sugerindo que quase 25% de nossa felicidade está relacionada com nossa habilidade de gerenciar o estresse”, disse o pesquisador. Ele afirma que o estresse mata e não é apenas ameaçador, mas também um fator importante responsável pela aceleração de nosso relógio biológico.

 

Para muitas pessoas, porém, a ideia de fazer listas, calendários e organizadores já é estressante em si. Para ajudá-las Epstein sugeriu três técnicas de administração do estresse, confira:

Técnicas de lidar com o estresse: 1. Relaxar

Em situações estressantes tentar relaxar pode ser praticamente impossível, porém a pesquisa mostrou que os participantes que receberam treinamento para lidar com o estresse, muitas vezes apenas uma aula de yoga, tiveram maiores pontuações de felicidade do que os outros. Além disso, quanto mais horas de treinamento, maiores as pontuações. “É importante praticar uma ou mais dessas técnicas (respiração profunda, meditação ou relaxamento dos músculos) todos os dias, antes que o estresse apareça. Essa é uma maneira de imunizar a si mesmo contra o estresse, para que quando ele ocorra não seja tão prejudicial”, diz o pesquisador.

 

 

Técnicas de lidar com o estresse: 2. Respiração abdominal

Quando estamos estressados é comum respirar com o peito, fazendo os ombros levantarem e abaixarem. Epstein recomenda que as pessoas aprendam a respirar com o diafragma, ou de maneira mais popular, com a barriga. “A respiração abdominal relaxa os músculos ao longo do corpo e diminui os níveis de estresse.” Coloque uma mão em seu peito e a outra em sua barriga tentando manter seu peito parado enquanto respira pelo abdômen.

 

 

Técnicas de lidar com o estresse: 3. Expirar duas vezes

Outra técnica de respiração recomendada pelo psicólogo é expirar duas vezes. “Isso elimina o ar preso no pulmão e refresca o sistema respiratório”, diz. A técnica consiste em expirar o ar o máximo que conseguir e, quando parecer que não há mais nada, expirar com força e vigorosamente o ar que disponível. Além do mais, fazer isso evita a tendência que temos de respirar curta e rapidamente quando estamos estressados.

 

 



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