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7 técnicas infalíveis de persuasão

      
Crédito: Shutterstock.com
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Muitos profissionais discutem a arte e as técnicas de persuasão. Como é possível mudar a mente das pessoas utilizando apenas os argumentos, o tom certo de voz ou a tática de negociação correta?

A maneira mais efetiva de exercer influência e persuasão não está relacionada apenas com linguagem corporal ou com outras técnicas, mas também com a ideia de compreender as motivações das pessoas. Esse conhecimento pode ser um diferencial importante, especialmente no aspecto profissional.

Para utilizá-lo a seu favor, confira a seguir 7 técnicas comuns de influência que você já conhece, mas não estava aplicando da maneira certa:

1. Tente fazer com que as pessoas gostem de você

É muito mais fácil influenciar alguém que gosta de você. Influenciadores de sucesso tentam criar identificação com os demais, bem como descobrir semelhanças. O objetivo é gerar atração e, por consequência, atingir o seu objetivo: persuadir.

Portanto, construir uma imagem positiva é o primeiro passo para atingir essa meta. Isso pode ser feito de várias formas, mas o ideal é buscar estabelecer uma empatia natural e constante durante o diálogo.

Um simples "bom dia, como vai?" pode fazer toda a diferença. Encontrar pontos em comum e ser gentil também são ótimas formas de tornar verdadeira essa conexão.

2. Acolha e busque gerar aceitação social para o interlocutor

A necessidade de seguir um líder já faz parte da história humana. As pessoas gostam de acompanhar quem elas admiram, de modo que os influenciadores “levam” seus seguidores para o mesmo lugar.

Nesse aspecto há um efeito curioso, que é a tendência natural que se observa na “massa” de buscar unidade, ou seja, as pessoas tendem a ser guiadas pela opinião pública mais comum ou seguida. Isso ocorre por conta do desejo que todos nutrem de aceitação no grupo social.

Portanto, acolher e incluir seu ouvinte em uma equipe, fazendo-o se sentir parte de um projeto comum, pode ser crucial para alcançar a persuasão. O estabelecimento de laços traz às pessoas equilíbrio e conforto. E, nessa situação, qualquer um tenderá a manter as conexões desenvolvidas com o grupo.

3. Seja consistente

A maioria das pessoas prefere manter sua palavra. Quando alguém firma um compromisso, a tendência é que ele seja seguido conforme o combinado. No caso dos influenciadores, eles devem conseguir compromissos verbais ou por escrito das outras pessoas.

Saber fazer acordos consistentes com seu ouvinte é de extrema importância. Portanto, firme compromissos coerentes com o outro a fim de persuadi-lo. Essa atitude, com o tempo, atribui credibilidade. Para que isso ocorra, no entanto, são necessários motivos plausíveis, bem como uma justificativa coerente com os interesses de seu ouvinte.

4. Enfatize a escassez

Mesmo quando o estoque está cheio, as empresas anunciam ofertas por tempo limitado, para enfatizar a escassez e fazer com que as pessoas comprem. O consumidor deseja o que ele não pode ter, principalmente se esse produto está acabando.

Outro motivo que leva o consumidor às compras é a criação de uma necessidade imediata, que demanda uma reação ágil. Essa técnica de persuasão consiste em criar um senso de urgência no ouvinte, mostrando que ele deve tomar uma decisão imediata — caso contrário, perderá algo valioso.

5. Ganhe autoridade

As pessoas são fortemente influenciadas por especialistas. Portanto, na hora de falar sobre algum assunto, é essencial ter autoridade. Influenciadores de sucesso exibem seu conhecimento para estabelecer a sua especialização.

Por mais que seja fácil cair na arrogância, é importante mostrar que você domina o assunto e que tem as informações necessárias para chegar a uma conclusão coerente sobre ele.

Vale lembrar que a construção da autoridade é um processo lento, enfatizado pelos resultados que você obtém ao longo do tempo. Se conhece alguém que consegue se organizar bem em relação a finanças domésticas, por exemplo, tenderá a concordar com o que ele diz sobre esse assunto, ainda que essa pessoa não seja um economista ou administrador.

6. Busque a reciprocidade

Reciprocidade consiste em dar alguma coisa para obter outra em troca. Quando as pessoas se sentem em dívida, elas estão mais propensas a concordar com o que você quer. Esse sentimento pode surgir de algo simples, como um elogio.

Dessa forma, ser solícito e prestativo com o seu ouvinte pode instigar um retorno positivo por parte dele. Essa reciprocidade pode vir tanto na disposição de ajudar quanto gerar prestígio e gratidão pela sua pessoa.

7. Dê uma justificativa para o que deseja

Procure apresentar um porquê do que deseja para ser mais persuasivo. Vejamos o exemplo de alguém que pediu para passar na frente de outra pessoa na fila do banco, mas teve seu pedido negado. No entanto, se esse sujeito tivesse se justificado, teria uma chance muito maior de ser atendido — desde que a razão fosse coerente.

Ao apresentar os porquês, você vai atribuir valor ao seu discurso. O seu pedido deixa de ser apenas formal e passa a ter significado e sentido plausível ao ouvinte.

O conhecimento acerca das técnicas de persuasão pode ser um grande diferencial nos ambientes sociais. Contudo, uma das áreas mais proveitosas para ele é, sem dúvida, a do trabalho. O sucesso profissional, assim como qualquer outra esfera da vida, exige uma dose de flexibilidade e consciência acerca do que os outros esperam de você. Prevendo o comportamento humano, com o uso das técnicas acima, você poderá atingir seus objetivos e alçar voos mais altos.

E então? Gostou do nosso post? Se quiser contribuir com mais dicas ou compartilhar sua experiência com técnicas de persuasão, deixe uma mensagem nos comentários!


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