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Professores avaliam primeiro dia das provas do Enem 2013

      
Professores avaliam primeiro dia das provas do Enem 2013
(Crédito: Shutterstock.com)

 

O primeiro dia de prova do Enem 2013 teve nível bom e foi elogiada por professores do Sistema de Ensino Poliedro. A prova foi composta por um total de 90 questões de história, geografia, filosofia e sociologia, química, física e biologia. Ao todo, 7,1 milhões pessoas se inscreveram no Enem neste ano - um recorde desde o surgimento do exame, em 1998. Leia a seguir a avaliação dos professores sobre o primeiro dia de provas do Enem 2013:

 





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Comentário geral da prova (prof. Alex Barros, Coordenador do Curso Poliedro)

A prova seguiu a tendência do ano passado, ou seja, uma prova com mais conteúdo. O conteúdo do Ensino Médio foi aplicado em situações do dia a dia. Portanto, é errado dizer que o Enem é uma prova que não tem conteúdo como costumam comentar. É preciso estudar sim para o Enem. É uma prova como a Fuvest ou a Unicamp.

 

 

Prova de Química (prof. Caio Eduardo Gonçalves, Sistema de Ensino Poliedro)

A prova de química do Enem seguiu a tendência de ser uma prova mais técnica. Teve uma boa distribuição das matérias. Conseguiu abordar todas as áreas da química. Cerca de 30% da prova foi composta por um conteúdo de química orgânica. Uma questão sobre radioatividade foi o destaque, já que não costumava aparecer nas edições anteriores. As questões de química orgânica foram as mais longas. No entanto, enunciados longos são características de toda a prova do Enem.

 

 

Prova de Biologia (prof. Edy Yoshio, Sistema de Ensino Poliedro)

A prova de biologia do Enem também cobrou muito conteúdo. Abordou situações do nosso dia a dia. Havia muitas questões de fisiologia humana, ecologia e evolução. Destaques para as questões de biotecnologia – um assunto super atual. Outros destaques foram as qualidades dos desenhos apresentados na prova. Todos estavam muito bem feitos.

 

 

Prova de Física (prof. Eduardo Lessi, Sistema de Ensino Poliedro)

Seguiu com a tendência de trazer coisas do dia a dia do estudante com questões sobre chuveiro, resistência elétrica e aquecedor solar. Em todas as questões era necessário calcular equações. Uma questão da prova de física pode causar um pequeno problema para quem sabe de música. Trata-se da questão de número 90 da prova amarela. A prova chama a nota musical Dó maior e dá a impressão que é uma nota quando na verdade é um acorde de três notas. Quem entende de música pode se confundir um pouco. Quem não sabe conseguia responder tranquilamente. Outro detalhe importante é que havia poucas questões de mecânica na prova. Não foi uma prova bem distribuída.

 

 

Prova de História (prof. Gui de Franco, Sistema de Ensino Poliedro)

Foi uma prova bastante interdisciplinar com questões de filosofia e sociologia seguindo o currículo do governo uma vez que nas escolas públicas são disciplinas obrigatórias na grade. Das 27 questões da prova, em pelo menos 13 delas aparece a filosofia e a sociologia. Outros destaques foram as questões que abordaram a África e sua influência no Brasil.

 

 

Prova de Geografia (prof. Fábio Ghiti, Sistema de Ensino Poliedro)

A prova teve uma forte abordagem social. Como no ano passado, trouxe muitas questões com referência econômica, agrária e de indústria. Cerca de 20% da prova trazia questões que falavam do campo. Além disso, as questões exigiam muitas interpretações de esquemas e gráfico. Houve apenas uma questão com um mapa. Os professores esperavam uma prova com mais mapas.

 

 


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