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Dicas para não sabotar seu perfil no LinkedIn

      
Fonte: Shutterstock
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O mercado de trabalho está cada vez mais competitivo e os jovens enfrentam grandes dificuldades para encontrar o primeiro emprego ao saírem da faculdade. Um dos meios mais utilizados para conseguir uma boa oportunidade são os sites de vagas de empregos e as redes sociais.

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O LinkedIn é uma das mais utilizadas atualmente, na qual as pessoas ingressam para estreitarem as relações profissionais. Para que seja uma boa ferramenta curricular, você deve criar um perfil otimizado e construir uma rede de conexões pertinente à sua profissão. Confira cinco dicas para não estragar seu perfil do LinkedIn:


1 - Não minta

A maioria dos recém-formados na faculdade afirma que mentiram na rede social para conseguir o emprego que deseja. Só pelo fato de você se enquadrar nessa categoria, os entrevistadores costumam desconfiar das informações postadas. Caso a mentira seja descoberta, a pessoa pode ser demitida. Por isso, não é indicado mentir no perfil do LinkedIn, nem no currículo. Além disso, se durante o processo seletivo suspeitarem de alguma informação do entrevistado, o departamento de RH realizará uma apuração para analisar a veracidade dos dados informados.


2 - Não cometa erros gramaticais

O perfil precisa causar boa impressão para o contratante e, por isso, erros de português são inadmissíveis. Para evitar esses problemas, peça para um ou dois colegas revisarem todo o texto com a finalidade de apontarem possíveis erros. Além disso, é interessante que você peça sugestões de como melhorar seu perfil.


3 - Não conecte o LinkedIn com outras redes sociais

O site oferece uma ferramenta para conectar sua conta em diversas redes sociais, como o Facebook, Instagram e Twitter. Muitas vezes os perfis pessoais são mais informais e, em 34% dos casos, podem atrapalhar os processos seletivos. Por isso, é interessante não interligar as redes e manter a vida pessoal e profissional separadas.


4 - Não escreva de maneira vaga sobre sua vida profissional

Seja específico e acrescente detalhes sobre as funções que você exerceu no emprego anterior. Deixe claro para o contratante quais suas habilidades e embase-as em exemplos práticos de suas realizações. Descrições vazias e chatas dificultam a contratação.


5 - Tenha recomendações no seu perfil

Para as empresas, é essencial checar se o candidato tem indicações profissionais e ênfases nas qualidades que afirma ter durante o perfil. Segundo o LinkedIn, o ideal é que cada usuário tenha no mínimo duas referências positivas.


Caso você nunca tenha trabalhado, porque preferiu dedicar todo tempo acadêmico exclusivamente à faculdade, algum professor pode atribuir suas qualidades na rede. O discurso desse profissional
será um diferencial curricular. Dificilmente você conseguirá recomendações sem pedi-las. Para começar a criar uma rede completa, peça para as pessoas comentarem seus requisitos positivos e retribua a ação fazendo o mesmo pela pessoa.

 


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