text.compare.title

text.compare.empty.header

Notícias

Seu chefe é vaidoso? Saiba como criticá-lo sem causar problemas

      
Fonte: Shutterstock
Fonte: Shutterstock

O relacionamento interpessoal é sempre um quesito importante dentro das empresas. Além de trabalhar bem em equipe, é esperado que o profissional saiba lidar bem com os demais colegas para tornar a atmosfera do ambiente de trabalho o mais tranquila possível.

 

Leia também:
» Saiba como dizer “não” a um pedido do seu chefe
» Entenda as vantagens de ser seu próprio chefe e empreenda em 2015
» Todas as notícias de Carreira

 

No entanto, as coisas podem ficar tensas quando se trata de uma relação com um chefe facilmente irritável, ou que não aceite bem as críticas. Apesar disso, é necessário criar um espaço para que suas ideias e opiniões sejam ouvidas, principalmente se for para o benefício dos projetos. Então qual a melhor maneira de se fazer ouvir sem despertar a ira do gestor? Abaixo estão 5 dicas que podem te indicar o melhor caminho para apresentar suas ideias:

 

1 – Escolha o melhor momento

Se o seu chefe não está em um bom dia, as chances de que a sua ideia seja rejeitada ou que uma crítica construtiva seja levada como uma ofensa pessoal são grandes. Por isso, não tome nenhuma atitude antes de observar bem o cenário e perceber se o momento é, de fato, oportuno.

 

2 – Evite ecos de comunicação

Existem assuntos que devem ser tratados em particular, portanto, se for chamar atenção do seu chefe sobre alguma situação que o incomodou, faça-o diretamente a ele, em um momento em que estiverem sozinhos. De forma alguma comece a reclamar acaloradamente para outras pessoas, pois suas palavras podem ser distorcidas e chegarem aos ouvidos do gestor, prejudicando a sua imagem e causando problemas.

 

3 – Argumente com eficiência

Não adianta criticar sem ter exemplos e, especialmente, soluções para mostrar como as situações podem ser feitas de maneira diferente. Embase suas opiniões com fatos sempre que precisar apontar problemas, mas tenha cuidado: mesmo com boas justificativas pode ser que a suas palavras não sejam aceitas, dependendo de cada caso.

 

4 – Seja amigável

O tom de voz, a postura e o comportamento são determinantes para predispor a reação de qualquer pessoa a uma conversa séria. Por isso, tente deixar a situação o mais leve possível, se o tema permitir, use piadas para amenizar a tensão. Fique atento apenas para não errar no tom e fazer uma brincadeira de mau gosto.

 

5 – Aprenda a se controlar

A última coisa que você quer é ser grosseiro ou ofender seu chefe – embora essa máxima valha para qualquer colega de trabalho – portanto, meça suas palavras. Pense antes de falar e fuja de conflitos. Se perceber que está ficando alterado, contenha-se e encerre o assunto, mesmo que precise retomá-lo depois, com mais calma.


Tags:

Aviso de cookies: Nós usamos cookies próprios e de terceiros para melhorar os nossos serviços , para análise estatística e para mostrar publicidade. Se você continuar a navegar considerar a aceitação de seu uso nos termos estabelecidos nos Política de Cookies.