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Pessoas emocionalmente inteligentes são mais bem-sucedidas

      
Fonte: Shutterstock

Inteligência emocional é uma habilidade importante para todos. Um estudo realizado pelo Center for Creative Leadership, nos Estados Unidos, mostrou que, na maioria dos casos, o fracasso profissional está relacionado a problemas emocionais.

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Segundo a pesquisa, os três principais fatores que afetam negativamente a corporação e o indivíduo são: dificuldade em lidar com mudanças, problemas com trabalhos em equipe e relações interpessoais fracas.


A análise feita pelo Egon Zehnder International com 515 profissionais mostrou que aqueles que têm inteligência emocional mais forte têm mais chances serem bem-sucedidas – ainda que seus concorrentes tenham QIs mais altos ou até experiências profissionais anteriores mais relevantes.


Outro estudo realizado pela Carnegie Institute of Technology mostrou que 85% das conquistas pessoais e profissionais acontecem a partir de boas habilidades com comunicação, negociação, liderança e personalidade, ou seja, apenas 15% do sucesso provem de habilidades técnicas.


As pessoas tendem, por exemplo, a fechar negócio com aqueles que confiam e gostam mais do que com quem oferece um melhor preço e produto de qualidade. Sendo assim, empatia pode ser primordial para uma carreira bem-sucedida. Por este motivo, vendedores com confiança e iniciativa, geralmente, vendem mais do que aqueles que não têm as características citadas, mesmo que tenham grandes estudos ou experiências na área. Portanto, ter uma boa inteligência emocional interfere em seu trabalho e rendimento, bem como afeta o trabalho daqueles que lidam diariamente com você.


Como contratar pessoas inteligentes emocionalmente?


Toda pessoa com inteligência emocional tem autoconsciência: elas conhecem seus receios, inseguranças, pontos fortes, limites, objetivos e, logo, são convictas daquilo que devem fazer. Além disso, estas pessoas são sinceras com elas próprias e com os outros. Assim, elas tendem a falar de si próprias de modo franco ao invés de defensivo. Portanto, para reconhecê-los durante uma entrevista, por exemplo, pergunte ao entrevistado sobre um momento em que foi guiado por suas emoções e se arrependeu. Se a pessoa for inteligente emocionalmente, sua resposta será direta e honesta e, provavelmente, terá uma dose de humor depreciativo.


Outro modo para identificar pessoas inteligentes emocionalmente é observar aqueles que pensam antes de responder suas perguntas: estes costumam refletir suas atitudes e não agem frequentemente por impulso, já que tem a habilidade de controlar suas emoções, palavras e ações.


Além disso, para reconhecer candidatos com inteligência emocional, questione como ele reagiria diante do estresse de um colega de trabalho. Aquele que a resposta demonstra preocupação com a irritação e buscam soluções para o nervosismo, apresenta empatia, característica chave de indivíduos inteligentes emocionalmente. Quem tem habilidades sociais e comunicativas são também ótimas para trabalhar em equipe, focadas e fáceis de lidar. Elas são aptas a trazer suas habilidades com emoções para grandes desafios. Para encontrá-los em uma entrevista, questione sobre modos de solucionar dificuldades em projetos em equipes.

 



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